EDUCAÇÃO

Jornada Pedagógica começa na segunda-feira (22). Veja programação.

A Secretaria de Educação promove na próxima semana a Jornada Pedagógica e o Curso de Atualização para Merendeiras, preparando as equipes para a volta às aulas na quarta-feira, 24 de julho. Na segunda e terça-feira, 22 e 23 de julho, as equipes pedagógicas participam da Jornada Pedagógica no Teatro Calil Haddad, e as merendeiras participam do curso de atualização na segunda-feira, no plenário da Câmara de vereadores.

A programação começa na segunda-feira pela manhã, para professores e educadores infantil do Ensino Fundamental, e prossegue no período da tarde, para diretoras, supervisoras, orientadoras, professores e educadores infantil. As merendeiras participam do curso de atualização, na Câmara, a partir das 13h30 na segunda-feira.

A Jornada Pedagógica será aberta com um café de recepção, seguido do cerimonial de abertura programado para as 8h20, apresentação cultural com a Escola Municipal Victor Beloti. O prefeito Roberto Pupin e a secretária de Educação, Solange Lopes, dão boas vindas aos educadores, e a partir das 9 horas de manhã e às 14 horas de tarde palestra de Nelson Antonio Pirolla, com o tema “Construindo caminhos para uma Educação de excelente qualidade para todas as crianças : Análise das avaliações em larga escala e do IDEB” seguido de debate. No período da tarde será servido um café de encerramento.

Na terça-feira, 23 de julho, a Jornada Pedagógica vai reunir supervisores, orientadores, professores, educadores e auxiliares de creche infantil 2; e no período da tarde diretoras, professoras, educadores e auxiliares de creche Infantil 1 e Infantil 3. No período da manhã, após o café, a cerimônia de abertura começa às 8h20, e de tarde, às 13h30, apresentação cultural com a Escola Municipal Benetida Natália/Percussão; seguido de boas-vindas do prefeito Roberto Pupin e da secretária de Educação, Solange Lopes; e palestra com Yara Cristina Romano da Silva, sobre “Construção dos processos Educativos na educação Infantil”, seguida de debate. No período da tarde será servido um café de encerramento

Nos dois dias serão disponibilizados ônibus para o transporte até o local do evento com saídas da frente do Estádio Willie Davids às 7h30 e às 13 horas, com retorno para o mesmo local no final dos trabalhos.

MERENDEIRAS

O Curso de Atualização para Merendeiras da rede municipal será na segunda-feira, a partir das 13h, no Auditório da Câmara de vereadores. O curso será aberto às 13h30, com palestra da nutricionista Maria Fernanda Tenório Campana com o tema Orientações do Setor de Alimentação e Nutrição. Graduada pelo Unicesumar, Maria Fernanda é especialista em Nutrição e Metabolismo na prática clínica pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Saúde Coletiva da mesma instituição.

A segunda palestra será com a fonoaudióloga Sandra Regina Gabella, sobre o tema Malefícios do uso de bicos artificiais e armazenamento e aquecimento do leite materno. Graduada pelo Unicesumar, é especialista em Motricidade Orofacial, com ênfase em UTI Neonatal pela Faculdade de Medicina do ABC Paulista; responsável Técnica pelo Serviço de Fonoaudiologia na Santa Casa de Maringá; coordenadora do Curso de Extensão em Fonoaudiologia Hospitalar - Instituto NSG; e coordenadora da Comissão de Aleitamento da Maternidade da Santa Casa de Maringá.

Após o intervalo, programado para as 15h15, a técnica em Segurança do Trabalho da Prefeitura de Maringá, Letícia de Oliveira da Silva, fala sobre Manuseio seguro da panela de pressão; e na sequência o técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura de Maringá, Érico Gomes Faria, fala sobre Princípios de Incêndio.

Jornada Pedagógica

PROGRAMAÇÃO

DIA 22/07/2013

MANHÃ

CONVOCADOS:

Ensino Fundamental

Educador Infantil e Professor ( período manhã)

TRANSPORTE

7:30hs: Saída ônibus em frente ao Estádio Willie Davids

ABERTURA: MANHÃ

8:00 -Coffe Break

8:20 - Cerimonial de Abertura

8:30 – Apresentação Cultural: Escola Municipal Vitor Beloti.

8:45 – Prefeito: Carlos Roberto Puppin

Secretária de Educação: Solange Lopes

9:00 – Palestra Nelson Antonio Pirolla

Tema : “Construindo caminhos para uma Educação de excelente qualidade para todas as crianças : Análise das avaliações em larga escala e do IDEB”.

10:30 – Abertura para Debate

11:00 hs- Encerramento

Retorno dos ônibus: 11:10 hs

TARDE

CONVOCADOS:

Diretoras, Supervisoras, orientadoras, professor e Educador Infantil (período tarde)
TRANSPORTE

13:00 hs: Saída ônibus em frente ao Estádio Willie Davids

ABERTURA: TARDE

13:30 - Cerimonial de abertura.

13:40 : Apresentação Cultural: Escola Municipal Vitor Beloti .

13:50 – Prefeito: Carlos Roberto Puppin

Secretária de Educação: Solange Lopes

14:00 – Palestrante: Nelson Antonio Pirolla

Tema : “Construindo caminhos para uma Educação de excelente qualidade para todas as crianças : Análise das avaliações em larga escala e do IDEB”

15:30 – Abertura para Debate

16:00 -Coffe Break

Retorno dos ônibus: 16:30 hs

DIA 23/07/2013

MANHÃ

CONVOCADOS:

Supervisores, Orientadores, Professores e educadores( manhã) e auxiliares de creche infantil 2

TRANSPORTE

7:30hs: Saída ônibus em frente ao Estádio Willie Davids

ABERTURA: MANHÃ

8:00 -Coffe Break

8:20 - Cerimonial de abertura

8:30 –Apresentação Cultural: Escola Municipal Benetida Natália / Percussão

8:45 – Prefeito: Carlos Roberto Puppin

Secretária de Educação: Solange Lopes

9:00 Palestrante: Yara Cristina Romano da Silva.

Tema : “ Construção dos processos Educativos na educação Infantil”

10:30 – Abertura para Debate

11:00 hs- Encerramento

TARDE

CONVOCADOS:

Diretoras, Professoras e educadores (tarde) e auxiliares de creche Infantil 1 e Infantil 3

TRANSPORTE

13:00 hs: Saída ônibus em frente ao Estádio Willie Davids

ABERTURA: TARDE

13:30 - Cerimonial de abertura

13:40 Apresentação Cultural: Escola Municipal Benetida Natália / Percussão

13:50 – Prefeito: Carlos Roberto Puppin

Secretária de Educação: Solange Lopes

14:00 – Palestrante: Yara Cristina Romano da Silva

Tema : “ Construção dos processos Educativos educação Infantil”

15:30 – Abertura para Debate

16:00 -Coffe Break

Retorno dos ônibus:16:30hs