TECNOLOGIA

1º Hackathon, Maratona de Programação será realizada durante 24 horas sem parar.

O TICNOVA, evento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que será realizado pela primeira vez em Maringá, vai realizar uma ação inédita no Estado. O 1º Hackathon – Maratona de Programação está programado para acontecer no período pré-evento, de 3 a 4 de agosto, no Shopping Mandacaru.

O objetivo da maratona é reunir estudantes e profissionais de TIC para a criação de aplicativos direcionados à população maringaense. Vinte e cinco grupos com quatro participantes terão 24 horas para cumprir o desafio. A ação é do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Maringá e do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem), em parceria com a Nokia.

O TICNOVA e o Hackathon também contam com um comitê realizador, formado por representantes do Sebrae/PR, Senai, Prefeitura Municipal, Software By Maringá, Centro de Inovação de Maringá, Sind-Ti, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), Faculdade Cidade Verde (FCV), Associação Nacional das Empresas de Soluções de Internet e Telecomunicações (Redetelesul) e Startup Maringá.

A Prefeitura de Maringá sugeriu três problemáticas nas áreas de transporte, educação e assistência social para serem apresentadas aos participantes. Cada grupo de profissionais poderá escolher um dos temas para desenvolver uma solução em aplicativo, seja nos formatos Android, Windows Phone ou iOS, que atenda a necessidade da comunidade.

O prefeito de Maringá, Roberto Pupin, afirma que o TICNOVA está incluído na proposta que a administração vem defendendo, nos últimos anos, por meio do incentivo ao setor de Tecnologia da Informação, da implantação do Centro de Inovação e do investimento em serviços públicos online.

“Queremos Maringá como uma cidade digital, polo de referência no desenvolvimento tecnológico e inovação e na busca de soluções que contribuam para a promoção do desenvolvimento econômico, científico e social da comunidade”, destaca Pupin.

Maratona

O Hackathon será realizado durante 24 horas sem parar, e os participantes poderão contar com o auxílio de profissionais de apoio. Os grupos podem ser compostos por diferentes profissionais, como programadores, desenvolvedores, designers, administradores, entre outros.

A maratona terá início às 13 horas do dia 3 de agosto, com a apresentação da palestra “Android”. O tema será conduzido por Francisco Isidro Massetto, professor da Universidade Federal do ABC, que desenvolve pesquisas e projetos na área de inovação em dispositivos móveis, jogos e eletrônicos e informática na educação.

Antes da maratona os inscritos também terão direito a participar gratuitamente da capacitação “Treinamento Nokia: Desenvolvimento Windows Phone”, que será realizada de 29 de julho a 2 de agosto, das 19 às 23 horas. O palestrante será o desenvolvedor do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), Rafael Padilha.

O prêmio será destinado a um grupo vencedor, que ganhará R$ 2 mil e a patente do software. A Nokia também premiará os três melhores aplicativos desenvolvidos em Windows Phone e prestigiará todos os projetos desenvolvidos durante a maratona com a certificação do INdT e uma assinatura para a publicação dos aplicativos no site da Microsoft durante um ano.

Como participar

Os participantes devem se inscrever tanto no evento principal quanto no Hackathon e o cadastro deve ser feito no site www.ticnova.com.br. Mais informações podem ser obtidas no Sind-Ti, pelo telefone (44) 3223-0556, ou ainda com o Software by Maringá, no (44) 3026-1562.