FESTA

Nesta quarta-feira (3) acontece a Festa Julina do Programa Projovem Adolescente.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC, em parceiras com as entidades que desenvolvem as atividades do Programa Projovem Adolescente, promovem na quarta-feira (3), a Festa Julina dos adolescentes. O evento será às 14h30, na Entidade Centro Social Marista (rua Nossa Senhora da Glória nº408, Jardim São Jorge)

A festa deverá reunir mais de 300 adolescentes que integram o Programa, onde irão realizar apresentações de danças típicas como a tradicional quadrilha, acompanhados de muita alegria.

O evento reunirá as entidades APMIF-Associação de Proteção à Maternidade à Infância e à Família, Grupo Espírita Allan Kardec, Centro Social Marista, Fundação Isis Bruder, Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos e Lar Escola da Criança de Maringá.

O Programa Projovem Adolescente é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, e tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e o retorno ou permanência dos adolescentes na escola. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência Social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público- alvo constitui-se em sua maioria de jovens cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família,estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do SUAS ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos denominados coletivos. Em Maringá são 12 coletivos distribuídos em vários bairros, e um no distrito de Iguatemi.

As atividades realizadas com esses jovens são: oficina de formação cidadã, formação para o trabalho, informática, jogos educativos e cooperativos, sreet dança, capoeira e esportes em geral.

O Programa Projovem Adolescente possibilita o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente.