CIDADE

Prefeitura instala rampas inéditas para deficientes

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e do Serviço Autárquico de Obras Públicas (Saop), instalou, dia (26), duas rampas para acesso de deficientes físicos e visuais na esquina da avenida Herval com a avenida Brasil.

As rampas são constituídas de chapa de aço, com 1,80X1,20 cm, possuem tátil de alerta para portadores de deficiência física e relevo diferenciado para pessoas com deficiência visual.

A instalação é resultado de uma parceria entre prefeitura e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), atendendo a uma reivindicação antiga do Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência (CMDPD).

O material para a instalação das duas rampas foi doado, para teste, pela empresa Smartel, de São Paulo.

O proprietário da empresa, Willian Gil, está em Maringá desde a última quinta-feira acompanhando a instalação.

"Espero uma boa repercussão para que seja possível instalar mais rampas e possibilitar melhores condições às pessoas com deficiência".

Segundo o coordenador da assistência aos deficientes da Sasc e "cadeirante", Ismael Roberto, esse modelo de rampa será testado e, se aprovado, serão instaladas outras 400 rampas no centro de Maringá.

"Esse modelo é um dos únicos do Brasil que segue as normas da ABNT, garantindo mais segurança e comodidade do que as comuns que, geralmente, são feitas com inclinações inadequadas e obstruem a passagem de água para as galerias pluviais", comenta.

O coordenador ainda explica que a maioria das rampas existentes em Maringá não atendem à legislação do Código de Obras do município, que normatiza execuções de obras e edificações.

"Essa parceria entre órgãos públicos está garantindo a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e também o cumprimento da lei", conclui.

Pmm