GERAL

Agentes de Saúde receberão treinamento sobre qualidade da água

Nesta segunda (02) e terça-feira (03) a Secretaria da Saúde realiza um curso de capacitação em Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano – Vigiágua.

A capacitação será realizada no Centro de Convenções Aspen, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

Participarão do treinamento os agentes de vigilância em saúde, técnicos, agentes e servidores da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura de Maringá e convidados.

A capacitação está prevista no Vigiágua nacional.

Tendo em vista que muitas enfermidades são ocasionadas pelo consumo de água contaminada por bactérias, vírus, protozoários, helmintos e substâncias químicas, entre outros, a qualidade da água destinada ao consumo humano é uma prioridade constante do setor de saúde.

O treinamento visa discutir justamente a qualidade da água.

Um dos temas abordados é a Portaria N.º 518, de 25 de março de 2004, que estabelece que o controle da qualidade da água é de responsabilidade de quem oferece o abastecimento coletivo ou de quem presta serviços alternativos de distribuição.

Também será discutido o decreto nº 5040, de 2005, sobre as informações ao consumidor sobre a qualidade da água.

A Sanepar também promoverá, no evento, uma palestra sobre o tratamento de água e limpeza de caixa d´água.

A Vigiágua desenvolve ações contínuas para garantir à população o acesso à água de qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para a promoção da saúde.

Os objetivos da atuação nacional são reduzir a morbi-mortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, por meio de ações de vigilância sistemática da qualidade da água consumida pela população; buscar a melhoria das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água para consumo humano; avaliar e gerenciar o risco à saúde das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água; monitorar sistematicamente a qualidade da água consumida pela população, nos termos da legislação vigente; informar a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde; apoiar o desenvolvimento de ações de educação em saúde e mobilização social; e coordenar o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água - Sisagua.