MANIFESTAÇÕES

Estudante de Maringá cria aplicativo para agregar fotos de manifestantes.

O estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unicesumar, Renan Martins Pimentel, criou um aplicativo para agregar as fotos enviadas pelo Instagram por manifestantes de todo o país.

Inicialmente, o aplicativo deveria receber as fotos apenas das manifestações de Maringá, mas a adesão acabou sendo grande e Pimentel decidiu estendê-lo para todo o país.

Sua ideia inicial era poder acompanhar os protestos em Maringá do seu local de trabalho, uma vez que não poderia estar presente nas ruas, mas a repercussão do aplicativo acabou sendo maior do que esperava.

Além de estudar, Pimental também trabalha na Unicesumar como analista de sistemas. "estou bem feliz com a repercussão e com tudo que está acontecendo no Brasil. A população está mostrando, de fato, o que quer", disse ele.

Para que as imagens estejam no site em que o aplicativo foi instalado, basta que seja postada no próprio Instagram com a hashtag "#protesto", seguida do nome da cidade, explica Pimentel. "Todo mundo que postar uma foto com alguma hashtag que tenha a palavra protesto ou que o envolva, como 'o gigante acordou' [#ogiganteacordou], por exemplo, terá sua foto publicada no site. Não existe censura alguma. Todas as fotos enviadas estarão lá", ressalta.