CINEMA

Cinuem exibe Horizonte Perdido nesta quinta-feira (6).

A Mostra no Cinuem traz como foco principal o tema O mesmo mundo, outras razões, sob curadoria do professor Fábio Viana Ribeiro, do Departamento de Ciências Sociais. Os organizadores explicam que “o primado da razão instrumental no mundo contemporâneo tende a excluir cada vez mais, pela vertiginosa eficiência de seus resultados, outras formas de razão. Menos que a própria racionalidade que deriva do capitalismo, trata-se de uma racionalização do mundo e da vida que derivam de processos anteriores ao próprio capitalismo; e que alcançam agora o presente. O próprio meio acadêmico, longe de estar a salvo dessa racionalidade instrumental, a ela cada vez mais se condiciona e se adapta; na medida em que cada vez mais se especializa, se capitaliza, se desumaniza e toma a si mesmo como medida de todas as coisas”.

“Entre outros critérios, alguns dos filmes escolhidos para essa mostra possuem como foco a descrição de mundos e sentidos que ultrapassam nossa ingênua e, ao mesmo tempo, arrogante crença de que a explicação do mundo e da realidade estaria contida no conhecimento cientificamente demonstrável; ou naquilo que nos acostumamos a pensar a respeito do poder e da natureza das relações sociais. Os filmes aqui escolhidos indicam outras possibilidades”.

A programação da mostra segue o seguinte cronograma: dia 6 de junho, Horizonte Perdido (direção de Charles Jarrott, 1973); dia 13 de junho, Homens e Deuses (direção de Xavier Beauvois, 2010); dia 18 de julho, Mais Forte que a Vingança (direção de Sidney Pollack, 1971) e, dia 25 de julho, O Tesouro de Sierra Madre (direção de John Huston, 1948).