PREFEITURA

Pupin reassumiu a prefeitura nesta terça-feira (21).

Roberto Pupin reassumiu a Prefeitura de Maringá ao chegar de viagem, nesta terça-feira (21) e na quarta-feira (22) pela manhã fez uma coletiva de imprensa. O prefeito anunciou a solução escolhida como ideal para Maringá para o transporte coletivo – mobilidade urbana, conhecida na última semana durante o congresso LLGA Cities Summit San Francisco. Maringá foi a única cidade do Brasil a participar do congresso nos Estados Unidos, junto com 21 cidades do mundo.

Segundo Pupin, seis empresas apresentaram propostas tecnológicas. A solução escolhida foi a Modern Urban Transport Information, da Clever Devices, de Nova Iorque. Trata-se da implantação de um software de sistema inteligente de transporte que gerencia online toda a rede de transporte coletivo, aumentando a eficiência das linhas, reduzindo custos e tornando o transporte público mais atrativo para os usuários.

O sistema de gerenciamento do transporte coletivo é extremamente completo e monitora desde a manutenção preventiva dos ônibus até a viabilidade econômica no carregamento das linhas, auxilia o usuário informando pelo celular o horário dos próximos ônibus e aumenta a eficiência, velocidade e confiabilidade do serviço.

“Essa tecnologia será utilizada para facilitar a vida do usuário, que vai acompanhar o trajeto dos ônibus e os horários, poupando tempo. É a tecnologia à serviço da comunidade. Representantes da empresa que desenvolveu e aplicou o sistema em Nova Iorque, Chicago, Nova Jersey, Washington e Ottawa virão para Maringá para conhecer o sistema viário local e implementar a tecnologia na cidade junto com a TCCC”, explicou o prefeito.

Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), José Carlos Valêncio, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Marco Tadeu Barbosa, o vereador Chico Caiana e o ex-prefeito Silvio Barros, responsável pela inscrição de Maringá no evento.

Sobre a viagem aos Estados Unidos, Pupin avaliou a participação nos cinco dias de atividades como uma oportunidade de conhecer também novas tecnologias que estão sendo implementadas em cidades como Madrid, na Espanha, para facilitar o acesso da comunidade a serviços públicos. Ele citou como exemplo a rua com sistema de iluminação inteligente, que detecta se há pessoas ou veículos na via, gerando economia de energia elétrica. Outro exemplo citado foi o controle de vagas de estacionamento pela Internet.

“Utilizando a tecnologia 4G, os moradores conseguem saber de casa se há vagas para estacionar no centro da cidade, por exemplo. Sensores nas demarcações de vagas apontam em um site quais espaços estão ocupados e quais estão desocupados. Assim, se não houver vaga, o morador poupa tempo, deixa de gastar combustível de forma desnecessária, polui menos e não atrapalha o trânsito. Essas e outras ideias nós fomos conhecer para aplicar em Maringá, passando antes pelo aval da sociedade”, concluiu.

Ferdinandi presta contas

O vice-prefeito, Cláudio Ferdinandi, ficou à frente da Prefeitura por 11 dias e prestou contas a Pupin. Ferdinandi participou de compromissos importantes em Brasília na semana passada, quando recebeu o prêmio Selo de Mérito 2013 pela requalifiação urbana do Conjunto Santa Felicidade. A Prefeitura de Maringá foi a única do Sul do Brasil a receber o prêmio.

Outra ação importante conquistada por Ferdinandi durante a viagem do prefeito Pupin foi a liberação de um terreno do governo do Estado para a construção do posto de saúde da Zona 7, atendendo antiga reivindicação da comunidade.

Segundo Ferdinandi, foi uma excelente experiência assumir a Prefeitura de Maringá. “Participei de muitos compromissos representando o Pupin. Foram 11 dias de intensas atividades, comemorações do aniversários de Maringá, visitas a obras, despachos com secretários, viagem a Brasília e conquistas importantes para nossa cidade”, destacou.

Living Labs – Laboratório Vivo

O desafio cadastrado por Maringá foi registrado em um software mundial desenvolvido em Barcelona pela Living Labs Global Award (LLGA). Depois de cadastrados, especialistas de vários países tiveram acesso à plataforma e registraram possíveis soluções de casos concretos e estudos já aplicados.

As soluções propostas para cada um foram avaliadas nos municípios por um juri formado por integrantes da sociedade civil organizada e membros do Poder Público, que deram notas às propostas levando em conta quesitos como escala de potencial, inovação e possibilidade de aplicação.

No caso de Maringá, foram propostas 35 soluções que foram avaliadas pelo juri em março. O resultado dessa avaliação selecionou as 5 soluções que melhor se enquadraram com a realidade do município.

O resultado final das propostas vencedoras para cada desafio foi divulgado durante o congresso, que expôs as propostas para todos os desafios cadastrados.