EDUCAÇÃO

"Caminhada Pela Paz" reune cerca de três mil alunos

Na manhã de segunda-feira (19), mais de 3 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares se reuniram para participar da Caminhada pela Paz, uma promoção da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Educação em parceria com o Núcleo Regional de Educação com o apoio de secretarias municipais do Transporte e do Meio Ambiente e Agricultura e também da SER - Sociedade Eticamente Responsável.

De acordo com a secretária da Educação, Norma Deffune Leandro, o objetivo do evento é conscientizar toda a comunidade maringaense sobre a importância de assegurar a paz na escola, no trânsito, com os vizinhos, com os amigos, enfim, a paz em todos os lugares.

Os alunos e professores se concentraram no no Centro de Convivência Comunitário de Maringá.

O prefeito Silvio Barros agradeceu o empenho da coordenação da Secretaria da Educação.

"Este evento deve ser uma referência para o país.

É fundamental buscar a qualidade de vida.

Plantando a semente da paz se colhe a semente do amor.

Não devemos nos conformar nem com o homicídio e nem com a violência no trânsito".

O prefeito também ressaltou a importância de se respeitar a faixa para pedestre, que é a tônica da Semana do Trânsito e encerrou dizendo: "Chega de violência. Nossa cidade quer a paz".

Na seqüência, a professora Norma Deffune Leandro disse que o prefeito ama as crianças e a juventude.

"É muito importante ver vocês alunos e professores desenvolvendo este trabalho.

Vocês fazem a diferença.

A paz está nas mãos dos estudantes e do povo.

Viva a paz"!

"É importante essa caminhada pela paz, que os alunos tomem as ruas para dizerem à população que querem paz", destaca a chefe do Núcleo Regional de Educação, Adelaide Colombari.

Também marcaram presença no evento a mãe do prefeito Silvio Barros e presidente do Instituto Brasileiro para a Saúde Preventiva - IBSP, Bárbara Barros; o o vereador Dorival Dias, representando a Câmara Municipal de Maringá; a vereadora Edith Dias; o presidente da Feabam - Federação da Associação de Bairros de Maringá, Antonio Cuenca, secretários municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade.

Em seguida, os alunos prosseguiram em caminhada pela avenida Getúlio Vargas, Brasil até São Paulo e da São Paulo até o Parque do Ingá.

No alambrado do Parque, foram fixadas frases referentes ao tema "paz".

Durante as atividades foram tocadas músicas alusivas ao tema da caminhada e também feita a apresentação da fanfarra do Colégio Estadual Branca da Motta Fernandes.

Durante esta semana trabalhos sobre o tema realizados pelos alunos estarão expostos nas escolas municipais.

Confira a opinião de alguns dos participantes da Caminhada da Paz:

"Toda vez que a criança participa de um evento como este, guarda isso na memória e se torna um referencial de vida, incorpora como um valor de vida.

O crescimento de um país depende de cidadãos que proponham a paz para uma sociedade melhor e mais saudável ", Dona Bárbara Barros.

"A paz é muito importante para nossa vida " - aluno Yuri Guidini, 10, 4ª série - Escola Municipal Machado de Assis

"As pessoas têm que ver que

não precisam brigar e nem matar" - aluno Victor Hugo Moreira, 11, 4ª série A, Escola Municipal Professora Miriam Leila Palandri.

"Estamos aqui para sensibilizar a população de que precisamos viver em harmonia uns com os outros e só a paz constrói", professora Léa Araújo Pedroso, Escola Municipal Dr. João Batista Sanches.

"Essa caminhada é importante para todos porque estamos pedindo menos violência e para as pessoas prestarem mais atenção no trânsito e para terem consciência que tudo vai ser melhor" - Jenifer Laís Fonseca Mantovani, 14, Escola Estadual Santa Maria Goretti.

Informações sobre a Caminhada da Paz poderão ser obtidas na Coordenadoria de Comunicação, Registro e Divulgação Educacional pelo fone 3221-1261.
Pmm