COMEMORAÇÃO

Dia Internacional da Mulher será comemorado com diversas atividades na Praça Raposo Tavares.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher de Maringá vai promover uma série de atividades nesta quinta-feira (6), na Praça Raposo Tavares. As ações terão início às 8h30 e serão desenvolvidas em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Esportes e Assistência Social, além do Procon e Agência do Trabalhador.

O prefeito Roberto Pupin e a secretária da Mulher, Gaetana Caporusso vão participar das homenagens às mulheres.

Segundo a secretária da Mulher, o objetivo da celebração é lembrar a importância da data e discutir o papel da mulher na sociedade atual. “O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história”, afirmou.

A Secretaria da Mulher vai prestar orientações, divulgar cursos e índices de violência contra a mulher. A Secretaria de Educação vai atender interessados em cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Assistência Social vai disponibilizar serviços como o Cadastro Único, a Secretaria de Esportes levará atividades físicas como pilates e aulão de ginástica.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar equipes para fazer exames de glicemia, medição da pressão arterial e prestar orientações de saúde. A Cultura vai levar um ônibus cultural com apresentação do Circo Teatro sem Lona. O Procon e a Agência do Trabalhador vão prestar atendimento.

Outros parceiros também se encarregaram de levar atividades. A Academia Márcia Ângeli fará apresentação de dança e a Unicesumar vai divulgar serviços.

Mais ações

Ainda em comemoração ao dia 8 de março, a Secretaria da Mulher vai promover nesta sexta-feira (7) uma confraternização entre as servidoras municipais no Auditório Hélio Moreira, a partir das 8 horas, com palestra sobre Auto Estima e Empoderamento e apresentações culturais. E na próxima terça-feira (11), a Semulher vai reunir as servidoras que trabalham na Secretaria de Serviços Públicos na varrição e no Viveiro Municipal para um café da tarde em parceria com o Lions Clube Helen Keller.

História do dia 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como redução na carga diária para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Como conquista da mulher brasileira ficou marcado o dia 24 de fevereiro de 1932 como marco na história, data em que foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistaram, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.