SAÚDE

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada novamente.

O ministério da Saúde determinou que todas as secretarias municipais prorroguem o prazo da campanha de vacinação contra a gripe até o dia 10 de maio. A data final, que era dia 30 de abril, foi estendida para que todos os grupos beneficiados com as doses alcancem a cobertura estipulada pelo MS, que é de 80%.

Em Maringá, a Secretaria de Saúde pretende vacinar todas as pessoas inseridas nos grupos, disponibilizando 91.039 doses da vacina. Até o dia 10 de maio, todas as Unidades Básicas de Saúde e a sede da Secretaria estarão oferecendo a vacina contra a gripe.

Devem ser imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, presidiários, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas.

O secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, lembra que a vacina leva em média 15 dias para garantir a imunidade, dessa forma é imprescindível que a população receba a vacina antes do inverno chegar. “Peço a todas as pessoas que fazem parte do grupo de risco que compareçam a uma unidade de saúde o mais rápido possível, para que haja tempo de ser imunizados. Nossa intenção é atingir a meta que é vacinar os 91.039 maringaenses”.

A vacina não deve ser aplicada em pessoas com alergia grave ao ovo e para quem estiver com febre sem saber a origem. As demais pessoas que estiverem nos grupos determinados pelo Ministério da Saúde devem ser vacinados, mesmo se estiverem com gripe ou resfriado. Já os doentes crônicos precisam apresentar comprovante contendo o código internacional da doença e as mulheres com filhos até 45 dias precisam apresentar comprovante com a data do parto.

Prevenção

A gripe pode ser prevenida com alguns cuidados de higiene como lavar bem, e com frequência, as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e, ainda, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.