TURISMO

Simpósio de Turismo atrai estudantes da região

Aproximadamente 800 estudantes e professores de faculdades de várias cidades paranaenses são esperados para o 9º Simpósio de Turismo a ser realizado nos dias 14 e 15 de setembro em Maringá.

A uma semana do evento, já está confirmada a participação de docentes e estudantes do curso de turismo de faculdades de Cornélio Procópio, Londrina, Apucarana, Paranavaí e Campo Mourão, além de Maringá.

"Também estamos aguardando a confirmação de participantes de Cascavel, Guarapuava e especialmente de Foz do Iguaçu, onde o trade turístico é muito forte", afirma o gerente de Turismo da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Maringá (SEICT), Mário Alexandre.

Segundo a coordenação do evento, o 9º Simpósio de Turismo deverá contribuir para a movimentação do comércio, serviços de taxi, hotéis e restaurantes da cidade durante os dois dias de realização. "Para atrair a presença de profissionais do setor, a administração municipal procurou convidar palestrantes de renome nacional, alto nível técnico e de vasta experiência em turismo", destaca Alexandre.

Os chamados "clusters turísticos" - uma nova forma que surge na articulação de um modelo de gestão de um determinado destino turístico - serão um dos principais assuntos em pauta no evento.

"Vamos buscar um Plano Estratégico de Turismo que crie uma estrutura de gestão onde a iniciativa privada e o setor público atuem em conjunto e em benefício da comunidade", afirma o coordenador.

PROGRAMAÇÃO: ss atividades do 9º Simpósio de Turismo terão início no dia 14, às 17 horas, com a inscrição e credenciamento dos participantes.

Para as 19h30 está prevista a solenidade de abertura com a presença do prefeito Silvio Barros, do vice Carlos Roberto Pupin e de outras autoridades municipais.

Em seguida haverá a apresentação da palestra "Clusters de Entretenimento", com o secretário estadual da Cultura e Turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi.

A programação do dia 15 terá início às 16 horas com a oficina "Seja um Correspondente de Turismo de Maringá", a ser desenvolvida até às 18 horas, no auditório do Cesumar, pelo coordenador de conteúdo de relacionamento do Portal Etur, Dalton Ruiz.

À noite serão desenvolvidas outras duas palestras, a partir das 19 horas, no Teatro Calil Haddad. Às 19 horas, a professora do Departamento de Turismo da PUC do Rio Grande do Sul, Marutska Moesch, falará sobre "Equipamentos turísticos e uma análise histórica" e, às 20h30, o professor e chefe do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Arte da USP, Mário Beni, abordará o tema "Clusters turísticos e a globalização".

No final do encontro está prevista uma confraternização entre os participantes, nas dependências do MPB Bar, a partir das 23 horas.

Para obter a ficha de inscrição e mais informações para o simpósio, o interessado pode acessar o site www.maringa.pr.gov.br/simposio ou ligar para (44) 3221-1428 ou 3221-1316.

Pmm