CULTURA

Projeto "Convite à Música" completa 8 anos com apresentação de músicos de Maringá.

No projeto “Convite à Música” desta quinta-feira (21) o público está convidado a assistir um concerto com o baixo-barítono Clovis Moura e o pianista Ticiano Biancolino, de Maringá. A apresentação será às 20h30, no Auditório Luzamor.

O secretário de Cultura, Jovi Barboza, convida a comunidade a participar. “Convidamos a população a participar e acompanhar as atrações culturais oferecidas no município. Procuramos diversificar sempre a programação para atrair ainda mais pessoas e contemplar o público fixo que já estamos formando”, afirma.

O “Convite à Música” vai completar 8 anos este mês. Foi um projeto pioneiro que surgiu como uma ação ousada de imprimir a música erudita todas as semanas na cidade e se concolida como formador de público. Neste período já foram mais de 400 apresentações com a contemplação de mais de 90 mil pessoas.

CLOVIS MOURA

O baixo-barítono Clovis Moura começou seus estudos de Canto com o professor Francisco Campos (SP). Em 2008 e 2009 participou do Coral Municipal de Santos. Ainda em 2009 participou como solista da “Encenação da Vila de São Vicente”.

Em 2010 entrou para a Universidade Estadual de Maringá no curso de Regência Coral orientado pela Maestrina Andréia Anhezini e dando continuidade aos seus estudos de canto com a Professora Claudiana Melo.

Fez parte do Coro de Câmara da UEM, regido pela Maestrina Andréia Anhezini. Em 2011 foi solista na execução do Requiem de Faure feito pelo Coral da Graduação - UEM. Participou de Master-Classes com os professores: Isabel Maresca, Mario Solimene, Denise Sartori, Marcelo Amaral, Francisco Campos, Marvin Keenze e Fátima de Brito. Atualmente estudo sob orientação do Professor Ms. John de Castro e dos pianistas Ticiano Bicancoli no e Yuri Pingo.

TICIANO BIANCOLINO

Paulistano, iniciou sua vida musical na Escola Municipal de Música de São Paulo, inicialmente na classe de piano de Edda Fiore, passando posteriormente à classe de Marisa Lacorte, com aulas de música de câmara ministradas por Marizilda Hein.

Bacharel em Composição e Regência pela UNESP (2004) e Mestre em Musicologia (2008) pela mesma instituição, tem se apresentado como pianista em vários teatros, salas e auditórios do país. Já há vários anos desenvolve o trabalho de correpetição, apresentando-se junto a grandes talentos do canto lírico em recitais, audições e concursos.

Na UNESP (Universidade Estadual Paulista) colaborou com diversos alunos de canto das professoras Martha Herr e Marcia Guimarães. Entre 2007 e 2009 atuou como pianista nas aulas de canto do Prof. Francisco Campos na USP (Universidade de São Paulo).

Tem sido requisitado como pianista colaborador em alguns dos maiores festivais de música do país, como o Pró-Música de Juiz de Fora, Eleazar de Carvalho de Fortaleza e Festival de Artes e Música de Itu. Vem se dedicando, ainda, ao ensino de música, ministrando cursos de Teoria e Percepção Musicais, Apreciação Musical, História da Música e Orquestração, além de piano.

Em 2008 integrou o corpo docente do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. De 2009 a 2012 integrou o corpo docente do Departamento de Música da UEM (Universidade Estadual de Maringá), atuando como pianista correpetidor e professor de disciplinas teóricas.

PROGRAMAÇÃO:

- Clovis Moura, barítono
- Ticiano Biancolino, piano

- Giuseppe Giordani

“Caro mio ben”.

- Giulio Caccini

“Amarilli, mia bella”.

- Giacomo Carissimi

“Vittoria, mio core!”.

- Ludwig van Beethoven

“In questa tomba oscura”.

- Johannes Brahms

“Sapphische Ode”.

- Franz Schubert

“Der Müller und der Bach” .

(do ciclo “A Bela Moleira” – transcrição para piano de Franz Liszt)

“Der König in Thule”.

- Gabriel Fauré

“Le Secret”.

- Ernest Chausson

“Le Charme”.

- Gabriel Fauré

“Libera me” (do “Requiem”).

- Robert Schumann

“Schlummerlied” (nr. 16 de “Albumblätter” Op. 124).

- Oscar Lorenzo Fernandez

“Dentro da Noite”.

- Valdemar Henrique

“Cobra Grande.