POLÍTICA

Câmara de Maringá realiza nesta quinta-feira (14) sua primeira sessão noturna e itinerante

A Câmara de Maringá realiza nesta quinta-feira (14), às 19h30, sua primeira sessão noturna e também a primeira itinerante, será na sede da subseção de Maringá da Ordem dos Advogados do Brasil, que fica na Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, 970.

Nessa sessão, além da discussão e votação de projetos e requerimentos, os vereadores irão formalizar a composição da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania para o biênio 2013/2014.

Na ordem do dia os vereadores irão analisar, em primeira discussão, projeto do vereador Ulisses Maia (PP) que dispõe sobre a oferta de coletes balísticos aos guardas municipais. Os coletes serão adquiridos após estudo técnico que irá indicar o modelo a ser utilizado. O uso será obrigatório para todos os servidores que estiverem em serviço, independente de portarem armas.

Em primeira discussão, projeto do vereador Luciano Brito (PSB) fixando as penalidades aos estabelecimentos que abrigarem crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis. A punição vai de suspensão à cassação do alvará. As denúncias poderão ser feitas diretamente à autoridade municipal ou através de apresentação de registro de ocorrência policial.

Também em primeira discussão será votado projeto do vereador Ulisses Maia (PP) que concede título de Cidadão Benemérito ao senhor Ademaro da Silva Barreiros.

Em discussão única serão votados sete requerimentos. O vereador Carlos Mariucci (PT) quer saber do prefeito se há previsão para a duplicação da Avenida Pedro Taques, no trecho entre a Avenida Franklin Delano Rooselvet e a Rua Pioneiro Bruno Bluthgen.

A vereadora Márcia Socreppa (PSDB) solicita que o Executivo informe se há previsão para a reforma do centro comunitário do Jardim Ouro Cola.

A vereadora Carmen Inocente (PP) quer saber do prefeito qual o número de servidores municipais que estão na seção de manutenção do Hospital Municipal Dra. Thelma Villanova Kasprowicz e se há previsão para a contratação de pessoal para o setor.

O vereador Belino Bravin Filho (PP) solicita que o Executivo informe se há previsão para a recuperação das nascentes dos córregos de Maringá.

O vereador tenente Edson Luiz (PMN) quer saber do prefeito se há previsão para a construção de uma ponte na Avenida Franklin Delano Roosevelt, ligando o Jardim Alvorada ao Jardim São Francisco.

O vereador Dr. Manoel Álvares Sobrinho (PCdoB) solicita que o Executivo informe quais são os critérios socioeconômicos utilizados para a concessão de moradias populares; qual o número de pessoas que aguardam na fila de espera; qual é o modo de divulgação da lista de espera, e também dos contemplados com as moradias; quais as medidas de fiscalização de supostas vendas das residências pelos contemplados.

O vereador Carlos Mariucci (PT) solicita à Mesa Executiva que seja enviada ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, moção de apoio do Legislativo maringaense à manutenção dos poderes investigativos do Ministério Público, contrariando a proposta de emenda à Constituição que propõe que a investigação criminal seja realizada exclusivamente pelas polícias federal e civil.