SAÚDE

Shopping realiza campanha de orientação sobre HPV

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Maringá Park Shopping Center realiza uma campanha de orientação sobre o HPV, o vírus causador do câncer do colo do útero. Entre quinta-feira e domingo (7 a 10), enfermeiros estarão divulgando a vacina que combate a doença, além de alertarem sobre os sintomas e formas contaminação.

O câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente nas mulheres, atrás do câncer de mama. A doença também é a quarta maior causa de morte de mulheres no Brasil.

Conforme a enfermeira Neusa Berwald, da Casa da Vacina, existem mais de 200 tipos de HPV. “Esta vacina, conhecida como tetravalente, protege contra os quatro vírus mais letais”, explica. O medicamento é usado também para prevenir cânceres de ânus, vaginal e verrugas genitais.

A aplicação é recomendada para mulheres com mais de nove anos. O medicamento não cura pessoas doentes, mas sua aplicação pode prevenir a reinfecção ou reativação da doença. Para ficar imune, a paciente deve receber três doses da vacina.

A campanha acontecerá no primeiro piso do shopping e reunirá quatro clínicas privadas de vacinação de Maringá. Haverá enfermeiros para esclarecer dúvidas, entrega de folders e exibição de vídeos preventivos. Entre quinta-feira e sábado o atendimento será das 12h às 21h, e no domingo, das 12h às 20h. As clínicas oferecerão preços promocionais da vacina durante a campanha do Maringá Park.

Sobre o HPV

HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano, capaz de provocar lesões de pele ou mucosa. Existem mais de 200 tipos de HPV, mas apenas 15 causam doenças.

O vírus é transmitido por meio de relações sexuais, contato com objetos contaminados, compartilhamento de roupas íntimas e toalhas etc.

Além da vacina, o uso de preservativo (camisinha) diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual, apesar de não evitá-la totalmente.