SAÚDE

VACINAÇÃO ANTIPÓLIO: Maringá imuniza 85% das crianças na segunda etapa

Secretaria Municipal da Saúde contabilizou a vacinação de 18.998 crianças maringaenses na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil, desenvolvida no último sábado em todo o país.

O índice de imunização atingido em Maringá corresponde a 85% das 22,5 mil crianças com até cinco anos de idade no município.

A média foi considerada boa pela coordenadora municipal de imunização, Ana Lúcia Mendes Ferrer, mas a tendência é aumentar ainda mais durante esta semana.

"Já na manhã de segunda-feira, os postos de saúde foram procurados por muitos pais que não puderam vacinar os filhos no sábado e, essa procura deverá continuar até o final da semana", avalia.

O atendimento é feito das 8h até as 17 horas nos 26 postos de saúde, incluindo os dos distritos de Floriano e Iguatemi e as unidades do Programa Saúde da Família.

SEM CONTRA-INDICAÇÃO:

Qualquer criança que não tomou as duas gotinhas no sábado pode tomar a segunda dose.

"Mesmo que a criança esteja resfriada ou que tenha sido vacinada em campanhas anteriores poderá ser imunizada, pois a vacina Sabin não tem contra-indicação e deve ser tomada até a criança completar cinco anos de idade", explica a coordenadora.

Na segunda etapa da campanha nacional, desenvolvida sábado passado, Maringá contou com 86 locais de imunização.

Além das unidades básicas de saúde e hospitais, os pontos de vacinação atenderam das 8h às 17 horas em escolas municipais e estaduais, shoppings, supermercados e farmácias.

O trabalho foi realizado por cerca de 350 agentes, entre funcionários municipais e voluntários.

Na primeira etapa da campanha deste ano o município contabilizou a cobertura de 93% das 22,5 mil crianças.

O índice aumentou para 96% com a prorrogação, atingindo 1,5 mil crianças vacinadas.

Pmm