CULTURA

Coral Cesumar realiza audições para novos cantores nos dias 29 e 31 deste mês

O Coral Cesumar realizará duas audições este mês para completar o seu quadro de cantores. A primeira oportunidade será no dia 29 (terça-feira) e a segunda no dia 31 (quinta-feira).

Os interessados em participar do grupo devem comparecer para o teste vocal na sala de ensaios da Orquestra Cesumar (na lateral do bloco 7), nos dois dias marcados, às 19 horas.*

A participação é aberta tanto a estudantes e funcionários da instituição como pessoas da comunidade. O único requisito é ser maior de 17 anos. Não é necessário ter conhecimento musical.

O Coral oferece estudo de repertório, leitura inicial de partituras, técnica vocal coletiva, auxílio transporte e participação em apresentações com a Orquestra Filarmômica Cesumar.

Histórico

O maestro Davi Oliveira, ao lado do spalla Bruno Correa, foi responsável pela organização da Filarmônica ainda no ano de 2003. Os dois músicos transferiram-se de Belo Horizonte (MG) para Maringá a fim de encampar esse projeto, idealizado pelo reitor do Centro Universitário de Maringá, Wilson de Matos Silva.

Formado em música pela UEM, Oliveira estudou violino no Palácio das Artes de Belo Horizonte e foi regente da Orquestra de Câmara da Igreja Batista da Lagoinha. Foi aluno do maestro e violinista Eugene Ratchev e do maestro Henrique Vieira, ambos da OSUEL, tendo também como orientador o renomado maestro Roberto Tibiriçá, de São Paulo.

À frente da OFC e também do Departamento de Cultura e Arte do Cesumar, Oliveira realiza um trabalho que busca aproximar a música de orquestra da população. Muitos de seus concertos são didáticos. Em seus nove anos de história, a Filarmônica Cesumar já realizou mais de 200 apresentações em Maringá e cidades das regiões Norte e Noroeste do estado, como Londrina, Apucarana, Jacarezinho, Paranavaí, Campo Mourão, além de Presidente Prudente (SP), entre outras.

A OFC é hoje a terceira maior orquestra do Paraná. Conta com 60 músicos divididos entre as sessões de cordas, sopros e percussão e tem como regente o jovem maestro Davi Oliveira, de 29 anos.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3027-6360, ramal 1373.