CULTURA

Festa da chegada da Folia de Reis será no próximo dia 12

A Folia de Reis é uma festa de caráter religioso e cultural, geralmente realizada entre o Natal e o dia 06 de janeiro. Em Maringá a tradicional festa vai reunir a comunidade no Conjunto Requião no próximo dia 12, às 17h00, no salão da Capela Nossa Senhora Aparecida.

A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, marca o encerramento das comemorações do Natal, com a chegada da Bandeira dos Três Reis Santos.

Todos os anos em Maringá a Companhia de Reis Unidos com Fé é quem não deixa essa tradição morrer. Fundada em março de 1990 e hoje reconhecida como a melhor do Norte do Paraná, tendo conquistado vários prêmios. A chegada da Folia de Reis de Maringá recebe anualmente um público de mais de mil pessoas. A companhia encerra a tradição de visitas domiciliares e promove uma grande festa popular, com reza, cantoria e jantar embalados por música ao vivo.

Em outros países a festa também acontece, mas cada um com as suas características.

Na França, existe um costume antigo de consumir uma espécie de torta doce e recheada, a "Galette des Rois", em todo o mês de janeiro, e principalmente no primeiro domingo de janeiro, Dia de Reis.

Ao comprar a galette em padarias ou "Pâtisseries" (docerias), o francês ganha duas coroas de papel. Essa tradição vem desde a época dos romanos, quando se colocava uma fava seca ou grãos de feijão dentro da torta para se escolher o "Rei do Dia". Quem encontrar a fava na sua fatia, é eleito rei por um dia e tem até o direito de escolher a sua rainha. Atualmente, essa fava seca foi substituída por uma figura de porcelana.

A Festa da Folia de Reis é uma comemoração muito popular que faz a alegria e agrada desde as crianças até os adultos.

Maiores informações: (44) 3218-- 6128 - Secretaria da Cultura de Maringá.