CIDADE

Nikkeis do Mato Grosso se encontram com prefeito Silvio Barros

O prefeito Silvio Barros recebeu na manhã desta sexta-feira (12), no Paço Municipal, um grupo de nikkeis de várias cidades do Mato Grosso que vieram conhecer um pouco mais da experiência do chefe do Executivo em recente viagem ao Japão.

Também participaram da atividade o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Flávio Vicente; o diretor da pasta, Jaime Dallagnol; o consultor do Sebrae, Marcos Aurélio Gonçalves e o gerente do Sebrae, Carlos Alberto Facco.

O prefeito iniciou a reunião destacando que sua família tem uma relação bastante próxima com a comunidade nikkei.

"Meu pai sempre valorizou e apoiou iniciativas em parceria com o povo japonês, inclusive, foi em sua gestão assinada a parceria Maringá-Kakogawa e foi na administração do meu irmão Ricardo Barros, que teve início o Festival Nipo-Brasileiro aqui realizado".

Também houve uma explanação sobre a experiência do prefeito no Japão e destacou todas as ações que vêm sendo desenvolvidas numa parceria formada entre Prefeitura de Maringá, ACIM e Sebrae.

"A experiência vivida pelo indivíduo no Japão também deve ser valorizada".

As possibilidades de investimento financeiro em Maringá foi mais um dos assuntos destacados pelo prefeito.

"Precisamos apresentar uma proposta segura de investimentos para os 'dekasseguis'.

São brasileiros, são gente nossa e que precisam voltar".

Na seqüência, Silvio Barros falou sobre a criação do Parque Japonês.

"A idéia é construir um complexo de lazer, numa área de 100 mil m² e, ao mesmo tempo, homenagear o povo japonês".

Para encerrar, o prefeito recebeu um exemplar do livro sobre a imigração japonesa no Mato Grosso, que foi entregue pelos representantes do Centro Nikkei de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, Neli Hatsuco Oshiro e Luciana Nascimento Silva Sato.

Os empresários nikkeis estarão em Maringá para participar do 1º Encontro entre Comunidades Nikkeis do Mato Grosso e Paraná - uma promoção do Sebrae.

Informações sobre a reunião com o prefeito poderão ser obtidas com o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Flávio Vicente pelo fone 3221-1333.

Pmm