ARTE

Cesumar ajuda artista com deficiência a divulgar sua arte

Cesumar ajuda artista com deficiência a divulgar sua arte
Mostra de Márcio Nalon pode ser vista no saguão do bloco 8 do Cesumar.
O Cesumar abre nesta terça-feira à noite, em frente à cantina do bloco 5, exposição de Márcio Nalon, rapaz tetraplégico que encontrou nas artes uma maneira tanto de se expressar e ocupar seu tempo como tirar o próprio sustento.

Nalon, 33 anos, sofreu lesão medular ao mergulhar em uma piscina há 14 anos e, desde então, teve de se adaptar a outro estilo de vida. Ele frequentou a Clínica de Fisioterapia do Cesumar por algum tempo e foi ali que conheceu a professora Solange Lopes, idealizadora da exposição.

Para Solange Lopes, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Nalon é uma pessoa que sempre apresentou grande força de vontade, nunca se entristeceu e encontrou nas artes um caminho para viver.

"Quando em tratamento em nossa clínica, nós o incentivamos a buscar uma atividade artística que gostasse de fazer e, assim, ele começou desenhando telas, primeiramente, e depois pintando. Recentemente eu o encontrei e ele disse que estava vivendo da arte. Foi uma grande alegria, então o convidei para mostrar o seu trabalho no Cesumar", conta Solange.

A professora e artista plástica Deborah Kemmer, organizadora da mostra, vê no rapaz um potencial artístico. "Ele é esforçado, tem um bom trabalho e queremos ajudá-lo a divulgar", disse ela, ao comentar a possibilidade dele aprimorar cada vez mais a sua pintura.

Nalon irá expor 23 telas em tinta óleo e acrílico, que reproduzem paisagens e casarios, flores, além de outros temas que surgem de acordo com o seu estado de espírito, conta ele. Conforme diz, o seu grande apoio são os amigos, que o ajudam a divulgar o seu trabalho.

"Eu já fiz quatro exposições em espaços alternativos, sempre com o apoio de amigos, e também divulgo meu trabalho nas redes sociais. O que procuro mostrar é que a vida não acabou. Há muitas possibilidades mesmo em uma cadeira de rodas e, no Cesumar, espero que meu trabalho se torne ainda mais conhecido", disse Nalon.