PESQUISA

UEM vai dar suporte ao Parque Nacional de Ilha Grande

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio Santiago Prates Filho (ao centro), e o chefe do Parque Nacional, Romano Pulzatto Neto (à esquerda do reitor), assinaram um Termo de Reciprocidade, nesta sexta-feira (16), em Maringá. A proposta, que partiu do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, é que a UEM possa contribuir com as demandas de apoio à conservação do Parque, que possui mais de 78 mil hectares de área.

O presente Termo de Reciprocidade, na verdade, é fruto de uma solicitação de Pulzatto ao Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura da UEM (Nupélia). A ideia era que o Núcleo pudesse contribuir com a minimização dos problemas do Parque. “Porém, como há questões que vão além da atuação do Nupélia, procuramos a Assessoria de Planejamento da UEM para criarmos uma proposta que pudesse envolver outros departamentos e órgãos da Universidade”, explica coordenadora científica do Núcleo, Carla Pavanelli (à esquerda na foto, ao lado do coordenador do Nupélia, Samuel Veríssimo).

Por meio do Termo de Reciprocidade, os diferentes centros e departamentos da UEM poderão desenvolver programas de ensino, de graduação e pós-graduação, de extensão e de pesquisa científica na área do Parque Nacional de Ilha Grande e seu entorno, que encampa todas as ilhas e ilhotas desde o Reservatório de Itaipu e a foz do rio Piquiri até a foz dos rios Amambai e Ivaí, no rio Paraná. A área do parque também inclui as várzeas e planícies de inundação, situadas às margens do rio Paraná, região em que o Nupélia atua há muitos anos. “Inclusive, já está aprovado no CNPq um projeto que visa realizar um diagnóstico comparativo entre os estudos do Nupélia em Porto Rico e as especificidades das águas que ficam mais abaixo, mais perto do entorno do Parque. A coordenação é do pesquisador Luiz Felipe Machado Velho (na foto, à direita), que é vice-ccordenador do Nupélia”, acrescentou Carla Pavanelli.

Romano Pulzatto Neto lembrou que o prazo de vigência do Termo de Reciprocidade é de quatro anos, período em que “será possível conquistar apoio da UEM para os diversos problemas de infraestrutura do Parque e subsidiar diferentes pesquisa”. O reitor Julio Santiago Prates Filho garantiu que há diversos departamentos que podem contribuir com o Parque da Iha Grande e prometeu: “Vamos acompanhar essas ações de perto”.