ESPORTE

Olimpíadas das Apaes reúnem 1.300 atletas de 23 estados em Maringá

O prefeito Sílvio Barros e o governador em exercício, Flávio Arns, participaram da cerimônia de abertura da XX Olimpíadas Especiais Nacional das Apaes, nesta segunda-feira (5). A solenidade foi realizada no ginásio de esportes Chico Neto – Vila Olímpica e marcou o início da competição, que traz mais de 1.300 técnicos e atletas de 23 estados para a cidade.

O governador em exercício, Flávio Arns, destacou a importância da Olimpíada, dando boas vindas aos competidores. "Este é um evento bonito, importante, em que todos se esforçam ao máximo. Maringá já realizou uma olimpíada estadual e foi exemplo. Tenho a certeza de que todos vão ser bem recebidos, acolhidos e poderão se sentir em casa aqui. É Um prazer voltar a Maringá para participar da abertura dessa grande competição".

Para o prefeito, Silvio Barros, a estrutura esportiva da cidade permite a realização de eventos de porte nacional e internacional. “Nossa cidade se torna referência em sediar grandes competições esportivas. E o mérito, em especial, é dos atletas maringaenses, que levam o nome do município para as mais importantes competições de suas modalidades. A prefeitura oportuniza o desenvolvimento das habilidades, garantindo espaços adequados e com segurança. Nessas Olimpíadas das Apaes não será diferente. Nossa equipe da Prefeitura está à disposição para atender os ateltas e os técnicos. Sejam bem vindos a Maringá, desfrutem de nossa Vila Olímpica e dos nossos atrativos”, ressaltou.

Esta é a terceira vez que o Paraná sedia uma Olimpíada Especial Nacional das Apaes. O evento é realizado a cada três anos e, nesta edição, os resultados alcançados pelos atletas serão homologados pelo Comitê Paralímpico Nacional e incluídos entre os critérios para concessão de bolsas do programa Top Formador, do governo do Estado.

O secretário de Esportes e Lazer, Walter Guerlles, enalteceu a função social do evento e agradeceu a escolha de Maringá como sede da competição. “Um evento como este envolve muito mais que a integração com atletas de vários estados do Brasil. Vemos aqui a questão social e a preparação para o exercício da cidadania. Se dediquem em todas as modalidades e façam o melhor”, desejou o secretário de Esportes e Lazer.

Até o próximo dia 10, os competidores participarão das modalidades de atletismo, basquete, futsal, futebol sete, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis de mesa e capoeira.

A 20ª edição das Olimpíadas Especiais Nacional das Apaes é promovida pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maringá e Federação Nacional das Apaes e com o apoio da Prefeitura de Maringá e do Cesumar.