SAÚDE

Campanha de vacinação contra a gripe começa na terça-feira (22).

A campanha nacional de vacinação contra gripe, que será realizada a partir da próxima terça-feira (22) em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacina da secretaria até o dia 9 de maio. O lançamento da campanha será às 10 horas, na Sala de Vacina da secretaria. No sábado, dia 26, será realizada a mobilização nacional da campanha, com todas as UBS atendendo o público-alvo.

A novidade para este ano será a ampliação da faixa etária das crianças, com a inclusão dos menores de cinco anos. Serão vacinadas também as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destaca a importância da vacinação da gripe neste período, antes do início do inverno. “A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas”, lembra Nardi.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), definida também por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.