AÇÃO SOCIAL

Prefeitura quer atualizar todos os dados do Bolsa Família

No último dia 30, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania de Maringá (Sasc) enviou ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (em Brasília) cadastros de 4.606 famílias de Maringá inscritas no Cadastro Único do Programa Bolsa Família, o que significa 46,45% do total de 9.916 que deveriam ser ouvidas até o último dia 30.

O objetivo é atualizar, até setembro, os cadastros de todas as famílias inscritas, que somam 5.310 (940 pertencem ao Programa Bolsa Escola).

No início de junho, o Ministério recomendou que a Prefeitura ouvisse novamente as famílias que já recebem benefícios e as que estavam na lista de espera para se cadastrar no programa, o equivalente a quase 10 mil.

Os 104 mil erros encontrados nesses cadastros deveriam ser corrigidos até o dia 30 de julho para que o recurso de cerca de R$ 400 mil mensais continuasse sendo repassado normalmente.

A secretaria mobilizou mais de 150 servidores municipais da Saúde, da Educação e da Assistência Social para agilizar o serviço e corrigir os erros encontrados nos cadastros.

Foram realizados mutirões e plantões para que a correção fosse feita em tempo hábil, mas nem todas as famílias convocadas compareceram.

Os números corrigidos durante esses dois meses já foram enviados.

As pessoas que não compareceram aos plantões e mutirões terão outra chance para se cadastrar.

A Sasc irá atender as famílias até o dia 10 de setembro na sede da secretaria.

Segundo a secretária da Assistência Social e Cidadania, Sandra Franchini, "esta é a última chance que as famílias têm para se cadastrar e atualizar os dados, do contrário, ficarão sem o benefício".

A Sasc também enviou mais de mil novos cadastros ao Ministério para que haja aprovação e outras famílias possam ser beneficiadas.

O programa atende pessoas que possuem renda per capita inferior ou igual a do salário mínimo.

As famílias recebem, em média, R$ 60 por mês.

Serviço:

O atendimento está sendo feito na sede da Sasc, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, desde o dia primeiro e termina dia 10 de setembro.

Mais informações pelo telefone 3901-6400.
Pmm