ESPORTE

Abertura dos Jogos Abertos terá disputa de baterias e presença de campeão Paralímpico nesta sexta-fe

Maringá recebe a partir desta sexta-feira (21) mais de 3,5 mil atletas de 43 municípios que participam da fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs).

Abertura dos Jogos Abertos terá disputa de baterias e presença de campeão Paralímpico nesta sexta-fe

Para receber as delegações e dar início as competições, a Prefeitura promove a partir das 19h30, no Chico Neto, a abertura dos jogos, que entre as atrações terá disputa de bateria das Atléticas da UEM, e a presença do campeão Paralímpico de Londres, Guilherme Santana, guia da velocista Terezinha Guilhermina.

Durante a abertura haverá apresentação da banda do Colégio João de Faria Pioli, desfile das delegações, hasteamento das bandeiras, acendimento da Pira Olímpica, apresentação dos centros esportivos e juramento do atleta. “Será uma grande festa para receber os atletas que representam o Paraná em nossa casa. Nossa estrutura esportiva estará à disposição das delegações, que terão a oportunidade de utilizar por exemplo a Vila Olímpica, palco de eventos internacionais. Esperamos os maringaenses no Chico Neto nesta sexta-feira para participarem da festa de abertura dos Jogos”, convida o secretário de Esportes e Lazer, Walter Guerlles.

A 55ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) terá a disputa de 20 modalidades coletivas e individuais, que serão realizadas em ginásios e clubes esportivos da cidade até o dia 29.Serão disputadas as modalidades de atletismo, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro (demonstração), rugby, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Com excessão da bocha, que será disputada apenas no masculino, e da ginástica rítmica, apenas no feminino, as demais modalidades serão representadas por atletas nos dois naipes.

O secretário de Estado de Esporte, Evandro Romam elogia a escolha de Maringá para sede da competição. “Mais uma vez a cidade de Maringá sedia uma fase final dos Jogos Abertos. Já estamos com tudo pronto para dar início ao mais disputado campeonato esportivo do nosso Estado e temos plena convicção de que a estrutura maringaense vai atender de forma plena e satisfatória todas as necessidades dos municípios participantes. Os JAPs representam a competição esportiva mais importante do Estado e é com essa visão que estamos fazendo de tudo para que Maringá sedie a melhor edição da história desse torneio”.

Ao todo serão 43 municípios participando desta edição dos JAPs. A maior delegação é a de Maringá, com 368 atletas e a modalidade com maior número de inscritos é o atletismo, com 355 representantes e 31 equipes. Por sua vez, a ginástica rítmica é a modalidade com o menor número de participantes: apenas 26 ginastas de quatro cidades vão participar.

Novidade Rugby

A novidade deste ano fica por conta das disputas oficiais do rugby, que eram realizadas no Parque Alfredo Nyffeler, esporte que já havia participado dos JAPs apenas como esporte demonstrativo. Desta vez, as oito equipes inscritas estarão em busca da primeira medalha de ouro do torneio. O rugby, que assim como o futebol foi criado na Inglaterra, é uma das modalidades que atualmente mais crescem no Brasil.

Assim como aconteceu em 2011, em Toledo, na etapa maringaense haverá novamente a cobertura lance a lance de todas as modalidades, cujo acompanhamento será feito pelos estudantes de comunicação das faculdades da Região. Contudo, numa tentativa de inovar e levar as disputas para todas as partes do planeta, alguns jogos serão transmitidos ao vivo pela internet no site da Secretaria do Esporte.

Modalidade, atletas / equipes e locais de competição:
Atletismo: 355 atletas / 31 equipes (local: pista do Estádio Willie Davids)
Basquetebol: 188 / 16 (Country Club)
Bocha: 78 / 8 (Country Club)
Bolão: 191 / 16 (Clube Olímpico)
Ciclismo: 146 / 26 (Vila Olímpica, Parque do Ingá e Jardim da Estrada de Mone)
Futebol: 175 / 8 (Estádio Willie Davids, Tiro de Guerra, UEM)
Futsal: 203 / 17 (Ginásio Chico Neto e AFMM)
Ginástica Rítmica: 26 / 4 (Ginásio Valdir Pinheiro)
Handebol: 250 / 16 (Clube Olímpico, Ginásio Valdir Pinheiro e Chico Neto)
Judô: 200 /29 (Parque do Japão)
Karatê: 128 / 23 (Parque do Japão)
Natação: 85 / 13 (Country Club)
Rugby: 93 / 8 (Parque Alfredo Nyffeler)
Takwondo: 147 / 22 (Parque do Japão)
Tênis: 51 / 14 (Country Club)
Tênis de Mesa: 56 / 14 (ACEMA)
Voleibol: 144 / 12 (Colégio Regina Mundi e Ginásios Valdir Pinheiro, AABB e Chico Neto)
Vôlei de Praia: 91 / 24 (Vila Olímpica)
Xadrez: 139 / 26 (AFMN)