SAÚDE

Gripe: vacinação de idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos incompletos será nesta sexta-fe

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta quinta-feira (2) mais 7.200 doses de vacina contra a Gripe, que inclui a proteção contra o vírus H1N1, e nesta sexta-feira (3) estará imunizando grupos específicos de pessoas em todas as UBS - Unidades Básicas de Saúde - e na Sala de Vacina da Secretaria na área central. A vacina é a mesma já disponibilizada em outras campanhas.

Por determinação do Comitê Estadual de Infectologia da Secretaria de Saúde do Paraná, as vacinas são específicas para o público constituído por gestantes (em qualquer idade gestacional), pessoas com 60 ou mais anos de idade e crianças com idades a partir de 6 meses até 5 anos incompletos.

De acordo com palestra ministrada pelo secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, sábado na ACIM – Associação Comercial e Industrial de Maringá - o município continuará imunizando pessoas à medida que receber novas doses de vacina, mas a situação está controlada com relação a essa gripe que ocorre nos meses mais frios do ano.

A cobertura vacinal pactuada através do Ministério da Saúde é de 80%, para grupos determinados de pessoas, ou seja, idosos, gestantes, crianças e trabalhadores nas redes de funções mais sujeitas à contaminação.

No caso de Maringá, com relação aos idosos, a meta era vacinar 43.373 pessoas e foram vacinadas até agora 40.709, ou seja, 93,86% do público-alvo. Com relação às gestantes a meta é 3.341 imunizações e foram feitas 2.829, 84,68% do total visado. Crianças: da meta de 6.681 foram vacinados 7.360, ou seja 110,16%. Dos trabalhadores, meta de 4.362, já estão vacinados 6.939, alcançando 159,08%. No total a cobertura vacinal contra a Gripe A, em Maringá, já chegou a 100,03% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Outras ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Maringá atingiram laboratórios, instituições hospitalares públicas, privadas, foram treinados profissionais de saúde pública e privada, houve distribuição do Oseltamivir (Tamiflu) nas UPAS Zona Sul e Zona Norte para os casos suspeitos – mediante receita médica – e orientações higiênico sanitária em secretarias municipais, entidades e eventos diversos como Festa das Nações, Expoingá, campanha “Volta às Aulas sem Dengue e H1N1”, orientações a restaurantes e segmento de alimentação, estabelecimentos de saúde, distribuição de material informativo como cartazes e folders para toda a sociedade civil organizada, parceria e divulgação através da Ordem dos Pastores, Mitra Arquidiocesana e de todos os meios de comunicação.