ECONOMIA

Cerca de 100 empresários já garantiram espaço no novo parque industrial

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está atendendo os empresários cadastrados no Programa de Desenvolvimento Econômico - Prodem interessados em terrenos da Cidade Industrial de Maringá. Cerca de 100 empresários já garantiram um espaço para instalarem suas empresas no novo parque industrial da cidade, que será implantado na estrada Pinguim.

De acordo com o gerente administrativo da Secretaria, Roberto Peres, cerca de 22 empresários são atendidos por dia. "Estamos atendendo os empresários com horário marcado, conforme o protocolo realizado aqui na Secretaria por eles no dia do lançamento da Cidade Industrial, no último dia 18. A maioria dos interessados já reservou a área e vai instalar suas novas empresas lá".

O novo parque Cidade Industrial de Maringá abrigará além de empresas de Maringá e região também o Tecnoparque, sendo o maior empreendimento industrial da história de Maringá, implantado numa área de 87 alqueires, que ainda pode aumentar dependendo de futuras desapropriações.

A área será entregue aos empresários com toda a infraestrutura pronta, com galeria de água e esgoto, rede de energia elétrica e pavimentação asfáltica. A licitação contratara a empresa que fará as obras de infraestrutura será realizada no dia 21 de agosto. As obras da primeira parte do novo parque estão previstas para o início de setembro.

As prioridades de instalação na Cidade Industrial de Maringá e no Tecnoparque são para empresas que já tem cadastros na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Maringá, atualmente cerca de 400, e que sejam de Maringá. Os empresários estão sendo chamados por ordem cronológica de inscrição. “São incentivos fiscais que variam conforme o plano de atuação da empresa, como por exemplo o número de empregos que serão gerados. Vamos chamar todos os empresários do nosso cadastro e consultar o interesse de se instalarem no novo parque”, explica o secretário da pasta, Cláudio Batistela.

Outro benefício ao empresariado são as linhas de crédito especiais adotadas pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para a aquisição do terreno, atendendo um pedido da Prefeitura. O Instituto Ambiental do Paraná – IAP e a Secretaria de Meio Ambiente também facilitarão a licença ambiental para empresas que já atuam em Maringá, conforme a possibilidade. “São facilidades que oferecem aos empresários a oportunidade de construírem imediatamente", comentou o prefeito licenciado Silvio Barros.