CIDADE

Maringá é destaque no ENIC em Belo Horizonte

A Câmara Brasileira da Construção Civil - CBIC – promove em Minas Gerais o 84o. Encontro Nacional da Indústria da Construção e na plenária do dia 29 (sexta-feira) sobre tema “Desafio de Pensar as Cidades do Futuro, a sustentabilidade e a inovação no desenvolvimento urbano”, moderada pelo jornalista Chico Pinheiro (Bom Dia Brasil), a cidade de Maringá foi grande destaque e com participação dupla.

O painel foi aberto pelo presidente da CBIC, deputado Paulo Simão, apresentando a proposta da Construção Sustentável das Cidades Brasileiras que a entidade Formulou para a Rio + 20 e que agora busca a adesão dos empresários do setor bem como o enriquecimento do seu conteúdo que é basicamente composto por 5 atributos: 1. Escutar o Cidadão; 2. Definir a Vocação das Cidades; 3. Identificar as Referências no Brasil e no Mundo; 4. Fortalecer a Governança e 5. Criar mecanismos de continuidade dos projetos.

Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM falou sobre as Smart Cities, Cidades Inteligentes que usam os mais modernos recursos da tecnologia da informação para aumentar a qualidade de vida e a prestação de serviços aos cidadãos com eficiência e redução de custos.

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso participou do evento focando a conjuntura econômica e social e o papel do Brasil no cenário global. Fez uma análise apurada do desenvolvimento brasileiro e pontuou os desafios a serem superados para que o país e os empresários consigam minimizar os impactos da crise mundial. Também ex-ministro da Fazenda e um dos responsáveis pelo Plano Real, pacote econômico acabou com a hiperinflação e trouxe estabilidade monetária ao país, base para a melhora dos indicadores econômicos e sociais nos últimos anos.

Em decorrência de aspectos positivos pontuados no encontro, Maringá foi apresentada como a referência da CBIC para o futuro das cidades em função de ter um dos mais maduros e bem organizados sistemas de participação e envolvimento da sociedade na discussão dos temas de interesse coletivo e relacionados com o futuro da comunidade. Para apresentar o tema foi convidado o prefeito licenciado Silvio Barros, que inclusive já tinha participado da sessão que a Câmara da Indústria da Construção organizou no Rio de Janeiro. O plenário contou com quase mil participantes que ouviram atentamente o caso da Cidade Canção e na sequência, outro maringaense de destaque internacional fez a apresentação sobre o conceitos das cidades do futuro. O arquiteto Edson Yabiku mostrou o trabalho do escritório Norman Foster e Associados de Londres - um dos mais conceituados no mundo no planejamento urbano e em projetos de edifícios sustentáveis - concentrando sua fala na cidade de Masdar nos Emirados Árabes que é a primeira cidade do planeta Zero Carbono, ou seja, sem emissão de gases de efeito estufa.

Praticamente todo o público presente ficou encantado com as informações sobre Maringá manifestaram interesse em vir conhecer a cidade. A delegação de construtores maringaenses, liderada pelo presidente do Sinduscon, Mauro Duarte, compareceu em peso para prestigiar a plenária e saiu muito elogiada, já que o mérito do sucesso da cidade foi creditado à participação de toda a sociedade, em particular das entidades e associações de classe.