SEGURANÇA

Começa transferência de presos para o Centro de Regime Semiaberto de Maringá

O Centro de Regime Semiaberto de Maringá vai receber nesta quinta-feira (28) os primeiros 33 presos, que serão transferidos da Penitenciária Estadual de Maringá. A remoção foi autorizada pelo juiz da Vara de Execução Penal do município. Nos próximos dias, outros 61 presos serão transferidos.

Inaugurada recentemente pelo Governo do Paraná, a obra aguardava liberação por parte da Caixa Econômica Federal, encarregada de supervisionar a construção. Com 330 vagas destinadas a presos do regime semiaberto, a unidade deverá ser ocupada, preferencialmente, por presos de Maringá e região, explica o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Maurício Kuehne.

A transferência de condenados de outras localidades depende de consenso entre os respectivos juízos de execução penal.

As vagas abertas na Penitenciária de Maringá ou em outros estabelecimentos penais com as transferências para o Centro de Regime Semiaberto serão ocupadas, preferencialmente, por presos condenados em regime fechado que estão encarcerados em delegacias de Polícia da região. “Vamos dar prioridade às delegacias que se encontram com problema de superlotação”, diz Maurício Kuhene.