SAÚDE

Maringá é a segunda cidade do Paraná com mais casos confirmados de dengue

Três mortes foram registradas entre os dias 26 de fevereiro e 6 de março em Lupionópolis, Londrina e Foz do Iguaçu. Veja o boletim completo.

Maringá é a segunda cidade do Paraná com mais casos confirmados de dengue
As regionais com mais casos são Londrina (2.881), Maringá (1.934), Foz do Iguaçu (1.725) e Paranavaí (1.135). - Foto: Divulgação/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta terça-feira (28) mais 2.379 casos e três óbitos por dengue no Paraná. Somente esta semana foram registradas mais de 12 mil notificações de novos casos suspeitos pela doença. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, foram computadas 85.204 notificações, 44.212 casos descartados, 11.102 casos confirmados e 11 mortes.

Os novos óbitos são de dois homens (70 e 93 anos) e uma mulher (82 anos) que residiam em Lupionópolis, Londrina e Foz do Iguaçu, respectivamente. Destes, apenas a paciente do sexo feminino possuía comorbidades. As mortes ocorreram entre 26 de fevereiro e 6 de março deste ano.

As regionais com mais casos são Londrina (2.881), Maringá (1.934), Foz do Iguaçu (1.725) e Paranavaí (1.135). As regionais com mais óbitos são Foz do Iguaçu e Londrina com quatro cada.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, César Neves, a principal estratégia para combater a doença é a conscientização da população.

“Precisamos da ajuda dos paranaenses em não deixar água parada para impedir a proliferação dos focos do mosquito. Essas ações precisam ser replicadas para que haja uma conscientização coletiva de que os maiores focos da doença estão dentro da casa das pessoas”, afirmou.

AVANÇO DA CHIKUNGUNYA – O novo boletim de arboviroses também confirmou mais 34 casos de chikungunya, somando 77 confirmações da doença no Estado – um aumento de quase 80% comparado à última semana.

Do total de casos, 43 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) e 30 são considerados importados, além de 4 em Local Provável de Infecção (LPI) no Paraguai. Ao todo a doença já atingiu 23 municípios paranaenses. Há 438 casos em investigação.

Clique aqui e confira o boletim epidemiológico de arboviroses completo.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento