ECONOMIA

Comitiva de Maringá reúne com empresários no Japão

Comitiva de Maringá reúne com empresários no Japão
Câmara de Comércio de Hamamatsu.
O prefeito licenciado Silvio Barros e os integrantes da delegação que está no Japão em busca de negócios e de maior relacionamento com Kakogawa, cidade-irmã de Maringá, participaram esta semana do III Seminário Econômico do Brasil, um evento voltado para investimentos japoneses em solo brasileiro.

Promovido pelo Iwata Shinkin Bank na cidade de Hamamatsu, o seminário aberto pelo embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, contou com apoio do Sebrae-Paraná e com a participação de mais de 300 empresários japoneses, resultando inicialmente na assinatura de um termo de cooperação para aproximar pequenas e médias empresas japonesas de futuros parceiros empresariais de Maringá para a constituição de joint ventures. O superintendente Alan Costa, apresentou dados e oportunidades de negócios no Paraná e ofereceu apoio do Sebrae para os empresários dispostos a explorar as oportunidades disponibilizadas.

Cumprindo a agenda diplomática, a comitiva que também é integrada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hossokawa, do presidente da Acema, Afonso Shjiozaki, do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço e do presidente do Parque do Japão, Massayoshi Shiraishi, houve contato com o prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto para convidá-lo a participar da inauguração desse que é o maior parque japonês fora do Japão e da comemoração dos 40 anos da irmandade entre as duas cidades.

Os maringaenses também estiveram com o governador da província de Hyogo, Toshizo Ido, incentivador da construção do Parque e grande amigo do Paraná, já que foi um dos responsáveis pela vinda da fábrica de pneus Sumitomo para o Estado. Outra reunião importante com os arquitetos, paisagistas e jardineiros que fizeram voluntariamente o projeto do parque e participaram das etapas de implantação: “Queríamos mostrar as fotos do estágio atual do projeto, além de agradecer pessoalmente o empenho e a dedicação deles em nos ajudarem a tornar o sonho numa realidade”, declarou o prefeito licenciado.

As principais autoridades estiveram também em Tóquio para agradecer aos dirigentes da JICA – Agência Japonesa de Cooperação Internacional - pelo apoio e envio do paisagista Hiroshi Kawajimo que ficou por dois anos em Maringa definindo os detalhes de adequação do projeto japonês, as plantas e as condições brasileiras para a implantação do jardim. O diretor para a América Latina da agência, Tomiyasu Seiji juntamente com o assessor da Direção Geral, Matsushima Masaaki manifestaram o interesse de intensificar a cooperação com Maringá em duas novas áreas que são agora prioritárias para a JICA: a atenção aos idosos, e em função da Rio + 20 o desenvolvimento sustentável das cidades em particular no que diz respeito as questões ambientais.

Em Hamamatsu, cidade que concentra a maior comunidade brasileira no Japão, Silvio Barros, acompanhado do presidente do Iwata Shinkin Bank, Shouzo Takagi, reuniu com o dirigente Yasutomo Suzuki que foi recentemente condecorado pela presidente Dilma Roussef com a medalha Barão do Rio Branco, pelo expressivo apoio e amizade dedicados aos brasileiros residentes naquela cidade. O prefeito licenciado e o superintendente do Sebrae-PR visitaram também a Câmara de Comércio e Indústria, equivalente à ACIM, onde o presidente Hiroshi Sakamoto manifestou interesse em participar da próxima missão econômica organizada pelo Shinkin Bank ao Paraná, em novembro deste ano.