ECONOMIA

Empresa francesa que adquiriu a fábrica da Cocamar começa a produzir novamente

O grupo francês Dreyfus Commodities, que adquiriu a fábrica de suco de laranja da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, anunciou nesta sexta-feira (01) o reinício das operações, tranquilizando produtores do Noroeste do Estado. A produção de sucos recomeça na segunda-feira (4).

O encontro teve a participação de cerca de 300 produtores e do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Ele ressaltou a importância de a parceria entre agricultores e empresa ser duradoura para garantir estabilidade ao negócio. Mesmo não sendo mais proprietária da fábrica, a cooperativa vai manter a assistência técnica aos cooperados.

Para o secretário, a atuação da Dreyfus, que tem forte presença no mercado mundial, representa segurança para os produtores paranaenses, principalmente neste momento de crise em vários países, que provoca retração no consumo. “De início, a atuação da empresa amenizou a preocupação dos produtores à medida que fixou o valor em dólar para compra de laranjas para os próximos dois anos”, avaliou Ortigara.

“Essa negociação demonstra que a empresa aposta na expansão dos mercados”, ressaltou o secretário. Segundo Ortigara, as perspectivas para a safra de laranja 2012/13 não são animadoras em função do excesso de oferta da fruta no mercado. “À medida que os produtores de Paranavaí contam com um canal seguro para escoar a produção, eles ficam mais tranquilos.”

EXPORTAÇÃO – Ortigara se colocou à disposição da Dreyfus para discutir a viabilidade de um terminal e de estruturas de embarque para suco de laranja no porto de Paranaguá, para facilitar as exportações do produto. Segundo o secretário, a produção do Paraná, que alcançou 12 milhões de caixas da fruta por ano na safra passada (2011/12), ainda é pequena, e é necessária uma estrutura forte para absorver um possível aumento.

A Dreyfus atua há mais de 20 anos na produção de sucos no estado de São Paulo. Agora o grupo está se expandindo para o Paraná em função do potencial para produção da fruta na região Noroeste do Estado. A fábrica de Paranavaí tem capacidade anual de processamento de 7 milhões de caixas.