CIDADE

Prefeitura promove reparos nas vias do Novo Centro

A Prefeitura de Maringá vem procedendo, desde o início desta semana, uma série de providências com a finalidade de evitar transtornos para pedestres e comerciantes que trabalham ou circulam nas vias próximas ao Novo Centro da cidade.

Os trabalhos envolvem funcionários da Urbamar, Secretaria dos Transportes e do Serviço Autárquico de Obras Públicas (SAOP) e têm o objetivo de minimizar o desconforto e qualquer espécie de perigo provocado pelas obras particulares e serviços de empresas estatais que vêm sendo executados nas imediações.

Uma das ações das equipes da administração municipal foi revestir de cascalho a via marginal da avenida Horácio Racanello (sobre a laje do túnel) para conter a poeira e o barro gerados pelos caminhões que operam nas obras do trecho entre a avenida São Paulo e rua Piratininga.

Também no cruzamento da avenida Tamandaré com a rua Piratinga foi realizada a limpeza de detritos provocados por escavações no sub-solo de dois prédios em construção e a recuperação de uma valeta aberta para canalização hidráulica e sanitária.

ENSAIO TÉCNICO:

Também por solicitação da Urbamar, técnicos da empresa Vega Engenharia utilizam equipamento especial na realização de um ensaio para medir a deformação do pavimento da avenida Guaíra, no trajeto entre as avenidas Paraná e 19 de Dezembro.

O trabalho tem a finalidade de dimensionar as vias expressas paralelas à ferrovia, que vão compor a futura ligação leste-oeste da cidade.

De acordo com o presidente da Urbamar, Diniz Afonso, a construção da avenida paralela não havia sido incluída no projeto original da supervia que fora enviado ao DNIT - Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, vinculado ao Ministério dos Transportes.

A série de obras do projeto compreende uma extensão de 7,5 quilômetros, entre a divisa de Sarandi e o cruzamento da avenida Paranavaí, na saída para Paiçandu.

Com o rebaixamento da linha férrea, a supervia terá quatro viadutos no sentido Leste e outros três no lado Oeste da cidade.

Eles ficarão sobre a ferrovia, fazendo a transposição nas avenidas Monlevade, Rebouças, Gaspar Ricardo e Tuiuti - na região Leste - e nas ruas Arlindo Planas, 19 de Dezembro e Padre Vieira – no lado Oeste.

Mais informações: 3221-1513 (Urbamar), 3261-5511 (SAOP), 3221-3901 (Setran)
Pmm