AEROPORTO

Aeroporto Maringá é uma das contempladas em verba federal

O governo federal liberou R$ 56 milhões para melhorias, reformas e construção de nove aeroportos em cidades de médio porte do país.

As cidades beneficiadas são Maringá (PR), Linhares (ES), Resende e Angra dos Reis (RJ), Iguatu (CE), Caxambu (MG), Fernando de Noronha (PE), Campo Grande (MS) e Vitória da Conquista (BA).

A portaria da Secretaria de Aviação Civil informa que esta é a primeira fase de investimentos do programa federal de aeroportos (Profaa) e que caberá agora às cidades apresentarem seus planos de trabalho para que os convênios sejam assinados.

Os governo estaduais ainda terão que aportar entre 10% e 20% do que o governo federal investir nessas unidades.

AVIAÇÃO REGIONAL

O governo quer lançar neste semestre um plano para estimular a aviação regional nos próximos três anos. Um dos objetivos é elevar, de 130 para 207, os aeroportos locais com voos regulares e reformar unidades hoje sem condições de atender à demanda.

O programa nacional será focado nas pequenas e médias companhias aéreas, com incentivos para diversificação de rotas, e prevê investimentos federais em aeroportos selecionados. Será bancado, sobretudo, por receitas dos leilões de concessão dos grandes aeroportos, como Guarulhos e Viracopos.

O objetivo é fazer com que 94% da população esteja a até 100 km de um aeroporto com voo regular. Nos EUA, essa proporção é de 93%. Segundo o ministro da área, Wagner Bittencourt, atualmente só 80% da população está dentro dessa faixa de 100 km.

Ainda de acordo com Bittencourt, há 720 aeródromos públicos no país.