SAÚDE

Revitalização da primeira ATI de Maringá comemora seis anos de implantação das unidades

Revitalização da primeira ATI de Maringá comemora seis anos de implantação das unidades
Primeira ATI instalada em Maringá.
Para comemorar os seis anos de implantação da Academia da Terceira Idade em Maringá, o prefeito Silvio Barros, o vice-prefeito Roberto Pupin e o secretário de Esportes e chefe de Gabinete, Walter Guerlles, entregam, nesta quinta-feira (12), às 8 horas, a revitalização da primeira unidade instalada na cidade, a ATI do Conjunto Parigot de Souza.

Para dar mais conforto aos usuários, os equipamentos receberam troca de rolamentos, pintura e manutenção geral. “Já revitalizamos uma ATI e vamos entregar outras quatro, porém essa do Parigot de Souza é especial pois foi a primeira unidade instalada em Maringá, e a primeira do Brasil. Por isso vamos fazer uma solenidade especial”, diz Guerlles.

A partir das 7 horas a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer realiza uma série de atividades com os usuários da Academia, incluindo caminhada, alongamento e café da manhã.

Atualmente, Maringá conta com 46 Academias da Terceira Idade, que juntas atendem diariamente cerca de 4.600 usuários, totalizando 32,2 mil atendimentos semanais. Mesmo sendo desenvolvidas para atender de forma fácil, segura e eficiente o grupo da terceira idade, as unidades recebem um grande número de adultos e jovens. Para o público infantil, a administração municipal projetou as Academias da Primeira Idade, que totalizam seis unidades, além de uma Academia para Portadores Especiais, instalada no Bosque II.

Academias

As unidades são compostas por 10 aparelhos disponíveis para os usuários que podem fazer atividades para fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria de músculos do corpo humano. A grande vantagem da Academia da Terceira Idade é que o ritmo e a quantidade é deteminada pelo praticante. A maioria dos aparelhos usa a força da pessoa para movimentá-lo.

Pioneira no Brasil, a ATI foi trazida para Maringá de um modelo adotado em Pequim, na China. O programa foi elaborado a partir da estratégia de “Município e Comunidade Saudáveis” da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS). O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida da população com ambientes favoráveis ao bem estar do cidadão.