ECONOMIA

Puxado por expectativa de consumo, ICCM registra maior patamar em 12 meses

O Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM) registrou, em fevereiro, o mais alto patamar dos últimos 12 meses, atingindo 142,1 pontos, o que significa que os consumidores estão com confiança positiva-moderada na economia. Outra boa notícia é que três dos cinco índices ultrapassaram a casa dos 150 pontos, o mais alto nível segundo a pesquisa, o que significa uma confiança excelente. O ICCM é um levantamento feito mensalmente pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e para a pesquisa de fevereiro, foram entrevistados 542 consumidores.

Os três maiores índices foram de satisfação financeira (166,4 pontos), expectativa de consumo (151,3 pontos) e expectativa nacional (150,4 pontos). Já o índice de expectativa de emprego caiu quatro pontos em relação ao mês anterior, atingindo 122,9 pontos, e o de expectativa de renda, apesar da alta em relação a janeiro, foi o que registrou menor patamar, de 121,8 pontos.

Para o coordenador da pesquisa, o professor Joilson Dias, o que contribuiu para manter este patamar elevado do ICCM foi a alta expressiva do índice de expectativa de consumo, em 6,7 pontos. “Esta confiança do consumidor significa que o consumo nos próximos três meses será sustentável e com grandes chances de continuar a aumentar”, diz.

O número de consumidores que declarou não possuir contas em atraso caiu para 90,6%, ante os 91,3% de janeiro. Dos consumidores que declararam possuir contas em atraso, 29% afirmaram que a dívida principal é com o financiamento do veículo. Questionados sobre se farão economia neste ano, 63% dos consumidores responderam positivamente.