ECONOMIA

Edital selecionará projetos para capacitação de micro e pequenos empreendedores

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai lançar ainda este mês edital para selecionar universidades interessadas na capacitação e treinamento dos empreendedores que participarão do programa Bom Negócio Paraná. O programa garante crédito barato e prepara pequenos empreendedores para desenvolver negócios sustentáveis, especialmente nos municípios mais pobres do Paraná.

Os projetos de universidades serão selecionados por meio do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras (USF). As universidades deverão realizar cursos de capacitação nas 18 regiões do Estado, a partir de abril ou maio.

O objetivo é qualificar os empreendedores para uma gestão adequada do negócio e para pleitear financiamentos subsidiados pelo Estado por meio da Agência de Fomento Paraná. O Bom Negócio é voltado especialmente para micro e pequenas empresas, segmento que mais contribui para a geração de emprego no Brasil, além de ser grande indutor de melhorias na qualidade de vida da população.

A ideia, explica o coordenador da Assessoria de Projetos Estratégicos do USF, Mário Antonello, é contribuir para o desenvolvimento econômico de regiões menos favorecidas, por meio de capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores, fortalecendo iniciativas que possam resultar na sustentabilidade das empresas e na geração de novos negócios.

OUTROS PROJETOS – Também em março começam a ser implementados os 55 projetos do Universidade Sem Fronteiras escolhidos por edital no final de 2011. São ações de extensão universitária voltadas principalmente para regiões carentes. Os projetos são apresentados por professores, estudantes e recém-formados das universidades e faculdades estaduais. Outros órgãos participam por meio de associação com as instituições de ensino.

Cada um dos novos projetos vai receber R$ 85,20 mil para sua execução, prevista para doze meses. As áreas mais contempladas com projetos são agricultura familiar e agroecologia e apoio às licenciaturas. ACOMPANHAMENTO – O programa USF vai usar, neste ano, o Sistema de Gerenciamento Eletrônico (GPEg) para acompanhar a execução dos projetos online, até a prestação de contas. Desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), com a equipe da secretaria, o sistema permite rigoroso controle de cada um dos projetos. “O acompanhamento online vai permitir observação mais criteriosa das atividades realizadas”, explica Antonello.

Segundo ele, o sistema permite maior eficiência na aplicação do recurso público, além de prestar informações e serviços à sociedade de forma transparente e democrática.

Mais informações no endereço:

http://www.seti.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=126