ESPORTE

Atletas deficientes visuais de Maringá se classificam para o Pan-americano

A equipe de Maringá conseguiu ótimos resultados no II Aberto de Atletismo para Cegos e Deficientes Visuais, disputado no final de semana em Ribeirão Preto (São Paulo).

Dos quatro atletas marigaenses, dois conseguiram índices para representar o Brasil nos IV Jogos Pan-americanos de Cegos que será realizado no mês de setembro em São Paulo.

O evento reuniu equipes de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Manaus, entre outras.

Entre os maringaenses o destaque foi a atleta Marcia Vieira, que além de conquistar a medalha de ouro no lançamento de dardo, com 21,72 metros e no arremesso de peso, com 8,15 metros, também foi convocada para a seleção brasileira de goalball (box).

Marcelo Pereira conseguiu índice para os jogos Pan-americanos.

Ele ficou com a medalha de ouro no arremesso de peso.

Rogério Pereira também ficou com título no arremesso de disco, mas não conseguiu o índice.

Já Heber Alexandre Garcia da Silva ficou em sexto lugar no lançamento de disco.

MAIS APOIO:

Segundo Cesar Gualberto, dirigente da Adevimar (Associação dos deficientes Visuais de Maringá), “se conseguir mais apoio de patrocinadores, a equipe pode conseguir melhores resultados”.

Atualmente os atletas contam com uma ajuda de custo da Prefeitura e o respaldo da Adevimar.

BOX

Conheça o goalball

O goalball é um desporto interessante e vibrante praticado exclusivamente por atletas portadores de deficiência visual. Competem, na mesma classe, atletas classificados como B1, B2 e B3, segundo as normas de classificação da International Blind Sports Federation - IBSA, separados nas categorias masculina e feminina.

Trata-se de um esporte praticado em quadras cobertas, onde participam, em cada jogo, duas equipes de três jogadores, com, no máximo, mais três atletas substitutos.

O objetivo básico de cada equipe é fazer com que a bola siga rolando e ultrapasse a linha de gol da equipe adversária, que deverá impedi-lo, ganhando a partida a equipe que, ao final do jogo, obtiver o maior número de gols.

A bola, de borracha, sempre arremessada com as mãos, é fabricada exclusivamente na Alemanha.

Com 76cm de circunferência e pesando 1,250kg, ela possui guizos em seu interior e oito orifícios de aproximadamente 1cm de diâmetro para que os jogadores possam localizar a bola em movimento.

Os jogadores posicionam-se de pé para os arremessos e, geralmente, agachados ou ajoelhados para a defesa, quando, através de deslocamentos laterais, buscam ocupar a maior área possível, deitando-se de lado na quadra.

Ao contrário da grande maioria dos esportes praticados por deficientes, essa modalidade desportiva não foi adaptada de nenhuma outra praticada por atletas não-deficientes.

O goalball foi inventado em 1946 para atletas cegos e portadores de visão subnormal, pelos professores Hanz Lorenzen (austríaco) e Sett Reindle (alemão).

No Brasil, o esporte foi iniciado no Clube de Apoio ao Deficiente Visual - CADEVI, na cidade de São Paulo, através do professor Steven Dubner.

Hoje, mais de vinte entidades filiadas à Associação Brasileira de Desportos para Cegos - ABDC praticam essa modalidade, que teve o seu primeiro Campeonato Brasileiro disputado em 1987.

Pmm