PLANEJAMENTO

Audiência pública vai discutir zoneamento e criação da Cidade Industrial de Maringá

Audiência pública vai discutir zoneamento e criação da Cidade Industrial de Maringá
Audiência pública vai discutir assuntos ligados ao desenvolvimento urbano
A administração municipal, através da Secretaria de Planejamento Urbano, realiza no próximo dia 23 audiência pública para discutir assuntos ligados ao desenvolvimento urbano do município, como a criação da Cidade Industrial de Maringá e mudanças de zoneamento e ocupação do solo.

A audiência, que será realizada no auditório Hélio Moreira, às 9 horas, é aberta ao público e terá teor consultivo. “O objetivo é levar à população os temas abordados pelo Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial. Maringá precisa continuar crescendo, por isso entre os assuntos a serem tratados vamos discutir as alternativas para a expansão da área urbana”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Walter Progiante.

Na pauta da audiência, disponível desde o dia 23 de dezembro 2011 para consulta pública no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br – banner “projeto de criação do parque industrial de Maringá”, serão tratados também recuo de edificações; mudança de zoneamento; mudança na taxa de ocupação de lotes; alteração no uso do solo e outros assuntos.

Cidade Industrial

O principal tema da audiência pública será a alteração do zoneamento de uma área rural para urbana para a criação da Cidade Industrial de Maringá, projeto necessário para dar continuidade ao desenvolvimento da cidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana, explica que o lote já adquirido pela Prefeitura para a implantação da Cidade Industrial está localizado na estrada Pinguim e compreendido numa área de aproximadamente 80 alqueires. “Para atender a demanda de empresas cadastradas na secretaria, cerca de duzentas, são necessários 60 alqueires. Vamos implantar a Cidade Industrial numa área maior suprindo a necessidade, atraindo mais empresas e cumprindo o compromisso do prefeito Silvio Barros e do vice-prefeito Roberto Pupin de criar uma grande área industrial na cidade”.

Viana informa que há 13 anos não é implantado um parque industrial na cidade, e que a audiência pública é o próximo passo no processo de construção do parque. “É importante que os empresários cadastrados na Prefeitura participem da audiência pública e venham até a Secretaria de Desenvolvimento Econômico atualizar os dados e fornecer a demanda de energia que sua empresa vai necessitar, assim repassamos para Copel que precisa dessas informações”.