PREFEITURA

Prefeitura toma providências para estabilizar recalque

Equipe de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (SEDUH) e funcionários da empresa maringaense MJA Tecnologia e Consultoria Ltda, trabalham desde o início desta semana nos procedimentos de reparo da cisterna do Paço Municipal.

Localizada no subsolo do prédio da Prefeitura, o reservatório – com capacidade para estocar 50 mil litros de água e de peso superior a 50 toneladas – corria o risco de rompimento, caso não fosse providenciada uma operação especial para estabilizar o processo de recalque (afundamento).

De acordo com o engenheiro da SEDUH, Carlos Augusto Campêlo Lopes, o processo de recalque da cisterna teve início com um vazamento de água que provocou o umedecimento da argila que sustenta uma das vigas laterais do reservatório.

“O amolecimento da argila ocasionou um deslocamento de 4 ou 5 centímetros da caixa d´água que, conseqüentemente, provocou rachaduras e fendas nas paredes da garagem do Paço”, diz.

MÉTODO INOVADOR:

Para providenciar os reparos necessários, sem ocasionar falta d´água no Paço, foi preciso esvaziar o reservatório e improvisar o estoque em seis caixas interligadas, com capacidade para mil litros cada uma.

Nos serviços de reparos da cisterna está sendo aplicado um método altamente especializado e pouco comum.

O trabalho consiste na injeção de nata de cimento fluída pressurizada no solo, abaixo da laje do fundo da cisterna, para estabilizar o processo de recalque.

Para realizar esse trabalho foi preciso cavar um fosso de dois metros de profundidade, ao lado de uma das paredes da cisterna, de onde partem as perfurações para a injeção da nata de cimento a uma pressão correspondente a 3,5 kgf/cm².

“Esse reforço formará um bloco compacto de cimento abaixo da laje do fundo, evitando o recalque da cisterna e as conseqüentes rachaduras das paredes”, afirma o engenheiro Lopes.

O trabalho de impermeabilização e contenção do recalque deverá ser concluído em 15 dias.

Mais informações: 3221-1297 (Seduh)

Pmm