ESPORTE

“Alegria e Cidadania” é tema do desfile de 7 de Setembro

O desfile em comemoração da Independência terá como tema “Alegria e Cidadania”. Este ano a Secretaria da Cultura deixou livre a criação das alegorias por parte dos participantes. O desfile contará com a presença de autoridades municipais, deputados e da população em geral.

O evento terá início às 8h30, com hasteamento das bandeiras no Paço Municipal ao som do Hino da Independência, interpretado por Vicente Neves e Madalena Martins. Em seguida o público poderá assistir ao desfile que irá percorrer a avenida XV de Novembro, no trecho entre a avenida Paraná e a rua Piratininga.

A abertura do desfile será realizada pelo Tiro de Guerra, Quarto Batalhão da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e o Quinto Grupamento de Bombeiros.

Em seguida as escolas da rede municipal de ensino e a Banda Municipal farão evoluções em frente ao palanque das autoridades. O Palanque estará armado no estacionamento entre a Prefeitura e os Correios.

Dando continuidade ao desfile, o grupo Aero Circus de Londrina traz para avenida o tema “Alegria e Cidadania” apresentando ao público a tradição milenar do circo.

A academia Stillus Figther (SENA) será o oitavo grupo a desfilar, seguido pela APAE, do Colégio Estadual Juscelino K. de Olveira, da Banda Tago Ongakutai e Nova Era Kotekitai, Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal e do Colégio Estadual João de Faria Pioli. As escolas estaduais participarão do desfile com um total de 300 alunos .

A Banda Marcial de Marialva também fará presença sendo o décimo quarto grupo a desfilar, logo após será a vez do Colégio Adventista de Maringá, do Clube dos Desbravadores e o tema “Alegria e Cidadania”, da Fanfarra Municipal de Rondon.

O Colégio Regina Mundi será o décimo oitavo bloco a desfilar, e será seguido pelo Grupo dos Escoteiros Verde Canção.

O encerramento do desfile fica por conta da Associação Cultural Banda de Música Branca da Mota Fernandes.

Escolas Municipais vão apresentar danças folclóricas

Um grupo de 299 alunos de 11 escolas municipais de Maringá participam, amanhã, do desfile comemorativo de 7 de setembro, apresentando danças folclóricas de várias regiões brasileiras.

Os alunos apresentarão frevo, xaxado, fandango paranaense maculelê, bumba-meu-boi, carimbó, kaigang, gralha azul e tiribiribim. São ritmos regionais nascidos da integração cultural de povos africanos, europeus e indígenas.

As danças apresentadas são resultados de pesquisas e do trabalho realizado nas escolas de ensino fundamental, conforme os conteúdos didáticos programados.

Participam da apresentação as Escolas Municipais Midufo Vada, Nadyr Alegretti, Lazara Vilella, José Marchesini, Lídia Ribeiro, Victor Beloti, Celestin Freinet, Luiz Gabriel, Odete Alcântara, João Batista e Hellenton Borba.