AÇÃO SOCIAL

'Gazeta do Povo' compra a 'Tribuna do Paraná'

O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), de Curitiba, anunciou na noite de ontem, por meio do portal que mantém na internet, a compra dos jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná, e do portal de notícias parana-online, que pertenciam ao Grupo Paulo Pimentel. A negociação, que não teve os valores revelados, vinha se desenvolvendo há alguns dias e foi fechada somente à noite. Segundo a empresa, a operação envolveu também o maquinário de impressão e o mobiliário das empresas.

O jornal O Estado do Paraná parou de ser impresso no início do ano, quando Pimentel decidiu mantê-lo apenas na internet. Em relação à Tribuna, um dos jornais mais vendidos em bancas de Curitiba, a direção do GRPCom disse que manterá a linha editorial, focada sobretudo em esporte e noticiário policial. A empresa informou que a circulação atual da Tribuna, que tem o formato tabloide, é de 15 mil exemplares nas segundas-feiras, e de 12 mil de terça a domingo.

Antes da aquisição dos novos jornais, o GRPCom era formado por dois jornais impressos diários (Gazeta do Povo e Jornal de Londrina), um jornal digital (Gazeta Maringá), oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo, um canal de TV por assinatura (ÓTV) e três rádios (98 FM e Mundo Livre FM, em Curitiba, e Cultura FM, em Maringá). A Gazeta do Povo é o jornal de maior circulação no Paraná, com média de 45 mil exemplares.

Paulo Pimentel, de 83 anos, ex governador do Paraná, já havia vendido em 2007 quatro emissoras de TV. Elas estão hoje com o Grupo Massa, do apresentador Carlos Massa, o Ratinho.