AÇÃO SOCIAL

Viação Garcia apresenta ônibus rosa pela luta contra o câncer de mama

Viação Garcia apresenta ônibus rosa pela luta contra o câncer de mama
O ônibus rosa chamará a atenção para prevenção do câncer de mama.
O mês de outubro em vários páises do mundo é conhecido como “Outubro Rosa”, devido a mobilização de setores sociais na campanha da luta contra o câncer de mama. Aderindo a causa, a Viação Garcia pintou dois ônibus de rosa, que além de fazer o transporte de passageiros, irão percorrer as rodovias do Paraná e São Paulo levando informação e divulgação da campanha.

A apresentação dos veículos aconteceu nesta segunda-feira (3), na garagem da empresa em Maringá, e contou com a presença do presidente da viação, Mário Luft; do prefeito em exercício, Roberto Pupin; do chefe de Gabinete, Rodrigo Valente; do secretárioo de Saúde, Antonio Carlos Nardi; da presidente do Provopar, Bernadete Barros; dos vereadores Marly Martins e Luiz do Postinho.

De acordo com o presidente Mário Luft, os passageiros dos ônibus receberão folders com explicações básicas sobre os riscos do câncer de mama e um alerta para a importância dos exames médicos anuais. “Vamos mobilizar toda a organização, fazendo com que todos os colaboradores da empresa sejam multiplicadores da divulgação das ações contra o câncer de mama”, explicou Luft.

O prefeito em exercício, Roberto Pupin, parabenizou a iniciativa da companhia e destacou que deve ser um exemplo a ser seguido por outras empresas. “A Viação Garcia escolheu uma forma de divulgação que com certeza irá chamar a atenção da população para a realização de exames preventivos do câncer de mama”, destacou Pupin.

Segundo o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, a rede pública de saúde conta com as unidades preparadas para atender à comunidade, entretanto muitas mulheres ainda não colocam o exame preventivo como prioridade. “Além do exame preventivo do câncer de mama, nas unidades básicas de saúde as mulheres podem fazer também o de cólo de útero, aumentando caso constatado a doença as chances de cura”, explicou Nardi , lembrando que o câncer de mama e o de cólo de útero são as maiores causas de morte de mulheres no Brasil.

A presidente do Provopar, Bernadete Barros, lembrou que as mulheres devem ter o cuidado com a saúde realizando os exames para ter condições de dar atenção aos filhos e ao lar. “As mulheres têm um papel fundamental na educação dos filhos e por isso devem sim ter um cuidado especial com a sua saúde”, destacou Bernadete.

Campanha

A partir de lei estadual de autoria da deputada estadual Cida Borghetti, todo dia 27 de novembro é comemorado o Dia de Luta Estadual Contra o Câncer de Mama, e através da lei de autoria do ex-deputado federal, Ricardo Barros, o dia passou a ser comemorado em todo o Brasil.

Neste ano em Maringá, a Prefeitura através da Secretaria da Mulher e outras secretarias municipais realizam entre os dias 21 e 26 de novembro a Campanha de Combate ao Câncer de Mama, no qual serão realizados exames preventivos gratuitos como mamografia e ultrassonografia, passeata e distribuição de folhetos informativos nas principais avenidas da cidade. A secretária da Mulher, Terezinha Pereira, destaca que um dos principais objetivos da campanha será conscientizar a população quanto à importância dos exames preventivos.

“Convocamos toda a população a participar dessa campanha informando as pessoas sobre a importância dos exames preventivos que são fundamentais para o tratamento do câncer de mama. Depois das campanhas iniciadas em 2005 já podemos comemorar a redução dos índices da doença em estágio avançado”, explicou Terezinha.

Câncer de mama

O câncer de mama geralmente se apresenta como nódulo no seio. O crescimento do nódulo é lento, possibilitando a descoberta ainda cedo dessas alterações, se as mamas forem periodicamente examinadas por profissionais em serviços de saúde. O risco aumenta acima dos 35 anos e após os 50 cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer é o mais freqüente entre as mulheres da região sul, a cada ano cerca de 22% dos novos da doença são de mama.

Apesar de apresentar um bom prognóstico quando descoberto em uma fase não muito avançada, o câncer de mama ainda apresenta altas taxas de mortalidade entre as mulheres.

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, podendo apresentar ou não dor nas mamas. Podem surgir nódulos palpáveis na axila, alterações na pele que recobre a mama, abaulamentos ou retrações e até um aspecto semelhante a casca de uma laranja.

Os casos de câncer na família são um aspecto muito importante quando se trata de grupo de risco, especialmente quando um ou mais parentes de primeiro grau já apresentaram a doença antes dos 50 anos de idade, porém a incidência nesses casos é de 10% do total dos casos de cânceres de mama.

A idade também é um fator de risco, a incidência aumenta conforme a idade. São fatores que aumentam as chances de se desenvolver a doença: primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após 50 anos de idade), ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e o fato de não ter filhos.