AÇÃO SOCIAL

Avião rosa da Campanha do Câncer de Mama pousa em Maringá

Avião rosa da Campanha do Câncer de Mama pousa em Maringá
Tripulação só com mulheres de rosa.
Em homenagem à Semana de Combate ao Câncer de Mama, uma aeronave rosa da Azul Linhas Aéreas Brasileiras pousou nesta quarta-feira (23), no Aeroporto de Maringá. A tripulação formada exclusivamente por mulheres com uniformes rosa, percorrerão os destinos durante a semana, informando aos passageiros a importância dos exames preventivos. O jato E195 rosa ainda passará nas cidades de Campinas, Palmas e Florianópolis.

Antes da chegada da aeronave, funcionários e usuários do aeroporto participaram de palestra com informações sobre a doença. O evento também contou com a presença do vice-prefeito Roberto Pupin; da secretária da Mulher, Terezinha Pereira; da presidente do Provopar, Bernadete Barros; além da participação da secretária de Educação, Edith Dias; e do superintendente do Aeroporto de Maringá, Marcos Valêncio.

A Semana de Combate ao Câncer de Mama ainda prossegue com atividades até o dia 27 de novembro. Na quinta-feira (24), pela manhã, acontece adesivagem com entrega de material da campanha nas principais avenidas da cidade. Na sexta-feira (25), um ponto de atendimento será instalado na Secretaria de Serviços Públicos atendendo os servidores, entre às 8 e 17 horas. No sábado (26), os atendimentos serão realizados para os funcionários e clientes do Shopping Avenida Center, entre às 10 e 18 horas.

Encerrando a programação, no domingo (27), Dia Oficial da Luta contra o Câncer de Mama, acontece caminhada, a partir das 10 horas, com saída no portão principal do Parque do Ingá.

O diretor de Comunicação da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gianfranco Beting, acredita na importância da ação para promover a prevenção da doença, e se orgulha pela mobilização dos voluntários em nome dessa nobre causa. “Somos uma companhia que tem o compromisso de abraçar ações que trarão um bem maior. Esperamos que essa campanha conquiste grandes resultados”, destacou.

A secretária da Mulher, Terezinha Pereira, lembrou que o mais importante em todas as ações é conscientizar mais mulheres para o exame de prevenção. “Em Maringá, desde 2005, os índices de câncer de mama reduziram em grande número, mostrando que as campanhas são realmente fundamentais para a saúde da mulher”, destacou a secretária, convidando a população a participar das atividades.

Câncer de mama

O câncer de mama geralmente se apresenta como nódulo no seio. O crescimento do nódulo é lento, possibilitando a descoberta ainda cedo dessas alterações, se as mamas forem periodicamente examinadas por profissionais em serviços de saúde. O risco aumenta acima dos 35 anos e após os 50 cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer é o mais frequente entre as mulheres da região sul, a cada ano cerca de 22% dos novos da doença são de mama.

Apesar de apresentar um bom prognóstico quando descoberto em uma fase não muito avançada, o câncer de mama ainda apresenta altas taxas de mortalidade entre as mulheres.

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, podendo apresentar ou não dor nas mamas. Podem surgir nódulos palpáveis na axila, alterações na pele que recobre a mama, abaulamentos ou retrações e até um aspecto semelhante a casca de uma laranja.

Os casos de câncer na família são um aspecto muito importante quando se trata de grupo de risco, especialmente quando um ou mais parentes de primeiro grau já apresentaram a doença antes dos 50 anos de idade, porém a incidência nesses casos é de 10% do total dos casos de cânceres de mama.

A idade também é um fator de risco, a incidência aumenta conforme a idade. São fatores que aumentam as chances de se desenvolver a doença: primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após 50 anos de idade), ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e o fato de não ter filhos.

A partir de lei estadual de autoria da deputada estadual Cida Borghetti, todo dia 27 de novembro é comemorado o Dia de Luta Estadual Contra o Câncer de Mama, e através da lei de autoria do ex-deputado federal, Ricardo Barros, o dia passou a ser comemorado em todo o Brasil.

Serviço:

Programação da Semana do Combate ao Câncer de Mama 2011

24/11 – Paradão – Adesivagem – Laço Rosa e entrega de material da campanha.

Horário: Entre às 9 e 11h30 e às 14 horas e 17 horas

Locais:

Av. Brasil / Av. Getúlio Vargas

Av. Tiradentes / Av. Duque de Caxias

Av. Pedro Taques / Av. Colombo

Av. 19 de Dezembro / Av. Colombo

Av. Tuiuti / Semáforo do BIG

25/11 – Realização do exame e orientações quanto ao auto-exame.

Horário: Entre às 8 e 17 horas

Local: Secretaria de Serviços Públicos.

26/11 - Realização do exame e orientações quanto ao auto-exame.

Horário: Entre às 10 e 18 horas

Local: Shopping Avenida Center

27/11 – Caminhada

Horário: 10 horas

Local: Concentração em frente ao portão principal do Parque do Ingá