EVENTO

3º Festival Regional de Teatro do Estudante terá 10 apresentações

O 3º Festival Regional de Teatro do Estudante, promovido pela Secretaria de Cultura, vai monstrar em 7 noites 10 espetáculos desenvolvidos por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de Maringá. A primeira apresentação será nesta sexta-feira (11), às 20 horas, na Casa da Cultura Alcídio Regini (avenida Sophia Rasgulaeff, ao lado do Centro Comunitário do Jardim Alvorada), quando o grupo de alunos de 5ª a 8ª séries do Colégio Platão vai mostrar a peça "O Processo de Joana D’Arc em Rouen".

O Festival Estudantil de Teatro de Maringá tem como principais objetivos estimular a produção de textos e espetáculos teatrais nas escolas, observando com atenção os aspectos artísticos, sem prejuízo do conteúdo didático e do aprendizado, função primeira do teatro produzido nas escolas; dar visibilidade para a produção teatral escolar feita em Maringá e revelar possíveis novos talentos, além de formar público para o teatro, desenvolvendo uma ação educativa por meio da arte, levando crianças e jovens a produzirem teatro, conhecerem os bastidores dessa arte e também assistirem a espetáculos;

A secretária da Cultura, Flor Duarte, comenta que muitas pessoas tiveram suas primeiras experiências artísticas na escola, realizando espetáculos com fins didáticos, despretensiosos e que pautaram para sempre a sua relação com a arte teatral. “É sabido que os auditórios escolares, as salas de aula e as quadras foram e continuam sendo palco da iniciação artística de gente que seguiu e pode seguir na área ou que se tornou e se tornará um espectador assíduo. Tudo isso só é possível com a presença de orientadores que saibam conduzir o processo e estimular que a produção seja feita com carinho e cuidado”, conclui.

Premiação

As apresentações serão assistidas por júri formado por pessoas de notório saber, que irão avaliar e dar notas de 5 a 10 para cada quesito, considerando cada categoria. Em caso de empate, a decisão ficará a critério do presidente do júri. As apresentações terão entrada franca, sendo distribuídos ingressos antecipados ao público em geral, respeitada a lotação máxima dos teatros.

Serão premiados 12 quesitos em cada categoria: espetáculo, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, autor/texto, música, diretor, iluminação, cenário, figurino e prêmio especial do público. A premiação constará da entrega do Troféu Ipê, criado pelo artista plástico Paolo Ridolfi, e certificado de participação para todos os selecionados. Os prêmios serão anunciados e entregues na noite de 20 de novembro de 2011, às 20 horas, no Teatro Reviver.

Programação

11/11

20 horas: “O processo de Joana D’Arc em Rouen” - Colégio Platão
12/11

20 horas: “Pinóquio” - Colégio Magnus Domini

13/11

14 horas: “A hora do conto” - Casa da Criança e do Adolescente de Iepê/SP

20 horas: “Alice no país das maravilhas” - Colégio SESI

15/11

14 horas: “Alice” - Magnus Domini

20 horas: “O baile” - Colégio Marista

16/11

14 horas: “Juiz da paz da roça” - Escola Notre Dame

20 horas: “A peça por fazer” - Colégio Marista

17/11

14 horas: “Monteiro.2” - Colégio Marista

16 horas: “Branca de Neve e os sete anões” - Escola Municipal Mariana Viana Dias