COMÉRCIO

Maioria dos maringaenses comprará 3 ou 4 presentes de Natal em cima da hora, segundo levantamento da

Pesquisa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) com 540 consumidores revela que 70% dos maringaenses farão compras de Natal, sendo que 94% deverão escolher o comércio de Maringá para a aquisição dos presentes. E mais da metade, 61%, deverão comprar três ou quatro presentes no final do ano. A margem de erro é de 4,2%.

E para quem acredita que o consumidor brasileiro gosta de deixar as compras para a última hora, a pesquisa comprova, já que 24% pretendem adquirir os presentes na semana do Natal, 16% no final de semana anterior ao Natal, 5% nos dois dias anteriores ao Natal e 2% na véspera do maior período de vendas do comércio brasileiro. Apenas 8% deverão efetuar as compras em novembro e 26% na primeira quinzena de dezembro – o restante não sabe.

O sábado é o dia da semana preferido por 42% dos consumidores. E contrariando quem acha que o consumidor é indeciso, a pesquisa mostra que 66% precisam ir apenas uma vez à loja para escolher os presentes. Apesar do atendimento ser um diferencial para 16,9% dos consumidores, 42,8% declararam que o item que mais influencia a decisão de compra é a promoção de preços e outros 10,7% afirmaram que é a concessão de descontos a motivadora da compra.

Celular e computador lideram a lista de pretensão de quem vai optar por móveis e eletrodomésticos, com 64%. A boa notícia para os comerciantes é que 27% dos consumidores declararam que deverão gastar mais de R$ 350 com presentes e apenas 12% afirmaram que vão gastar até R$ 100. Mais da metade, 57,1%, pagarão as compras de Natal à vista.

No que diz respeito ao local de realização das compras, 57% pretendem realizá-las no centro da cidade, 13,5% preferem os shoppings, 7% darão preferência às lojas de bairro e o restante deu outras respostas.

Décimo terceiro

A pesquisa também abordou o destino que os consumidores pretendem dar ao 13ª salário deste ano. O resultado é que 20,9% pretendem poupar, 17,1% irão quitar contas atrasadas e o restante dará outros destinos. Das pessoas que pretendem pagar contas em atraso com o 13º salário, 39% vão pagar dívidas de cartão de crédito.

Casa e carro são os itens mais mencionados no sonho de consumo dos entrevistados. E em relação aos planos pessoais dos consumidores para 2012, comprar um carro foi o item mais mencionado, com 15%, seguido por comprar a casa própria, com 14,6%.

Entre os 37% de consumidores que pretendem viajar nas férias, as praias da região sul foram o destino mais mencionado, com 48%, e o carro deverá ser o meio de transporte mais usado, com 67%.

Dos entrevistados, 53% são do sexo feminino e 47% masculino, 48% têm idade entre 31 a 50 anos, 61% são casados, 39% concluíram o ensino médio e 48% são trabalhadores registrados.