INTERNET

Oeste, Norte e Noroeste debatem a criação de Cidades Digitais na próxima semana

Na próxima semana, a Rede de Participação Política (RPP), iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), dará continuidade à realização dos fóruns regionais de Cidades Digitais no Paraná. O objetivo é estimular o surgimento de localidades que ofereçam o sinal gratuito de internet à população. Até o momento, são pelo menos 20 identificadas pela RPP. Abrangendo a região Oeste do Estado, o Fórum de Cidades Digitais acontece na próxima quarta-feira, 9, em Cascavel. O evento, que será realizado no Sesi (Rua Heitor Stockler de França, 161, Jardim Maria Luiza), terá início às 13h30 e abrangerá prefeitos, vereadores, empresários e sociedade em geral dos municípios que integram a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.participacaopolitica.org.br

No Norte, o evento será realizado no dia 10, em Pitangueiras, localidade que já disponibiliza o sinal gratuito de internet aos seus moradores desde meados de 2009. O fórum irá reunir participantes da região da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema). “Esta é a oportunidade para os gestores públicos e todas as pessoas interessadas saberem o que está acontecendo no Paraná e definirem estratégias para não deixar sua região e seu município alheios a este momento que pode ser histórico. São diversas as localidades que passaram a interessar-se pelo tema após a realização do Congresso da Rede, no mês de setembro, que trouxe a Curitiba representantes dos governos federal e estadual, entre outros”, disse o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho.

Nos municípios da região da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), o fórum de Cidades Digitais do Noroeste do Paraná será realizado em Engenheiro Beltrão, no próximo dia 17 de novembro.

Além de experiências bem sucedidas de municípios que estão utilizando a internet gratuita como instrumento de fomento ao desenvolvimento e levando, consequentemente, melhoria na qualidade de vida à população, os participantes destes fóruns irão debater os principais desafios e pontos favoráveis à criação de Cidades Digitais em cada região. Para falar sobre recursos e linhas de financiamento na área, participará dos encontros o advogado técnico da Diretoria Financeira do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Alaor Valente Neto.

A 1ª. rodada de fóruns foi aberta em Curitiba e Região Metropolitana, no último dia 21 e reuniu cerca de 80 pessoas, entre prefeitos, representantes do Executivo Municipal e sociedade de 19 localidades da Região Metropolitana. Nos Campos Gerais, o evento ocorreu no dia 25, em Tibagi, com a presença de prefeitos, vereadores, secretários, técnicos de TI e sociedade de pelo menos 10 localidades que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Apoio

Os Fóruns de Cidades Digitais contam com o apoio de entidades como Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (Acampar) e das principais entidades representativas em cada região do Paraná.