ECONOMIA

Maringá Franchising Business: redes de franquias buscam interior para fortalecer marcas

Franqueadores de diversos segmentos participarão da Maringá Franchising Business que será realizada nesta sexta-feira e sábado (dias 28 e 29) no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. Com 70 empresas participantes, a feira será a maior do sul do Brasil. A abertura oficial será às 10 horas, na sexta-feira, e já estão confirmadas as presenças do diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, do prefeito Silvio Barros, de representantes de entidades parceiras do evento e das empresas participantes.

A feira será uma oportunidade para encontrar empreendedores dispostos a replicar os modelos de negócios e fortalecer as marcas no interior e para os empreendedores será uma oportunidade valiosa para encontrar opções de investimentos com valores variados.

Uma dos expositores será a maringaense Purific, a segunda maior franqueadora do Paraná e uma das maiores do país, com 300 unidades distribuídas em diversos estados. Há 13 anos no mercado, a empresa se constituiu como franqueadora em 2002.

Com expressiva presença nos grandes centros, a Purific está prospectando franquias em cidades de pequeno e médio portes. Em curto prazo, a expectativa é de abrir 40 novas unidades em cidades com até 70 mil habitantes.

O formato do negócio também é diferente para se adequar ao novo mercado e é chamado de microfranquia. De acordo com o diretor de marketing da Purific, Vagner Kodama, o investimento do candidato a franqueado neste modelo vai girar em torno de R$ 20 mil. Entre os facilitadores do negócio por parte da franqueada, Kodama cita o financiamento próprio em 12 parcelas e a bonificação com o capital de giro. “A Purific retorna ao franqueado o valor da franquia em produtos”, explica.

Prestes a completar 30 anos, a rede de lanches Bob’s tem 800 pontos de vendas no Brasil e a empresa faz planos de longo prazo para ampliar o número de unidades em cidades menores. O diretor de expansão da rede, Flávio Amaral, explica que o objetivo é posicionar a marca em cidades com até cem mil habitantes e fortalecê-la nos grandes centros.

Entre as principais vantagens de uma franquia Bob’s, Amaral destaca a marca forte, o apoio operacional, os produtos de qualidade e de fornecedores homologados, as transferências de conhecimento entre os participantes da rede, as ações de marketing conjuntas e de maior abrangência e a rede de logística forte e centralizada. Mas os franqueados precisam se adequar aos padrões e procedimentos pré-estabelecidos.

A Maringá Franchising Business é uma realização da Prefeitura de Maringá, Maringá e Região Convention&Visitors Bureau (MRCVB), Instituto Tomodati e Faculdade Cidade Verde (FCV). A promoção e a organização são da Tasa Eventos. Patrocinam a feira o Banco do Brasil, Maringá Park Shopping Center e Sicredi. Apóiam o evento a ABF, ACiM, Codem, Sebrae, Conampe, Micromar e governo do Paraná. A entrada e o estacionamento são gratuitos.