PESQUISA

Quase 900 pesquisas serão apresentadas no 7º Encontro Internacional de Produção Científica do Cesuma

O 7º EPCC (Encontro Internacional de Produção Científica do Cesumar) acontece entre os dias 25 e 28 de outubro. O encontro é realizado a cada dois anos e nesta edição conta com a apresentação de 872 trabalhos científicos, produzidos por estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Outro atrativo é a palestra do professor PhD na área da saúde, Paulo Correia de Sá, da Universidade do Porto, Portugal.

A diretora de Pesquisa do Cesumar, Ludhiana Bertoncello, diz que houve um aumento de trabalhos inscritos no evento, em relação a outras edições, e isso se deve pelo fato do EPCC ser um evento consolidado, que já existe há 14 anos e tem caráter internacional. "Isso faz com que mais pesquisadores procurem participar", diz a diretora, que afirma já existir na instituição uma cultura instalada para que os alunos procurem a pesquisa científica. "Temos também oferecido mais bolsas de iniciação científica , isso realmente ajuda a fomentar a participação", observou.

Todo pesquisador tem um currículo lattes e é importante que este esteja sempre em atualização, é o que diz a diretora Ludhiana. "É por meio desse currículo que o pesquisador é avaliado, ele deve publicar produções e apresentá-las em eventos. Assim, acaba agregando mais conhecimento", ressalta. Em eventos científicos existem diversas pesquisas sendo apresentadas, "para o pesquisador é também uma possibilidade de conhecer novas linhas e objetos de pesquisa", acrescenta.

Para o 7º EPCC, estão confirmadas a presença de pesquisadores de 12 estados, como Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.

Na manhã da quinta-feira (27), o médico e PHD em saúde, Paulo Correia de Sá, da Universidade do Porto, em Portugal, profere a palestra Ìafeína na Saúde Humana: Novos Horizontes" aos participantes do evento. Esta é a segunda vez que o palestrante participa do EPCC.

O evento encerra-se na tarde da sexta-feira (28), quando haverá a entrega de prêmios às melhores pesquisas, que serão avaliadas por membros do Comitê Assessor de Pesquisa do Cesumar, o Capec.