ECONOMIA

Maringá se prepara para receber Feira Franchising Business

Maringá vai sediar nos dias 28 e 29 de outubro a Feira Franchising Business, que vai reunir franqueados e franqueadores de todo o Brasil, no Parque de Exposições, com atividades das 10 às 22 horas.

Caravanas de diversas regiões do Estado já estão sendo formadas para visitarem o evento, que será a maior feira de franquias do sul do Brasil, contando com 73 estandes para a exposição de franquias estaduais e nacionais, além da Feira de Negócios, ciclo de palestras e workshops.

Durante os dois dias a proposta é reunir empresas e agentes financeiros para oferecer ao público oportunidades de investimento ou o sonhado negócio próprio. Além disso, a iniciativa divulga o sistema franchising e apresenta as novidades e tendências do setor, que tem apontado taxas de crescimento consideráveis, provocando significativa movimentação na economia do País.

A Prefeitura é parceira no evento que, segundo o prefeito Silvio Barros, será uma importante iniciativa e oportunidade para atrair novos negócios para Maringá. “Receber uma feira deste porte na cidade, com o aval da Associação Brasileira de Franchising, sem dúvida é reflexo da importância da cidade que responde de maneira satisfatória no mercado de franquias. Desejo que a feira seja um grande sucesso e que traga mais oportunidades de investimentos para nossa cidade”.

Mercado

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que as franquias localizadas em Maringá geraram 2 mil empregos diretos e foram responsáveis pelo faturamento de R$ 96,7 milhões no ano passado. No Brasil, apenas em 2010, as franquias movimentaram R$ 76 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 20,4% em relação ao ano anterior. A estimativa para este ano é de um crescimento de 15%.

A ABF informa ainda que aproximadamente 20% dos franqueadores têm sede no sul do País. Por esse motivo, a região se consolida como um importante mercado de franchising nacional, sendo o Paraná um dos principais destaques. Entre as justificativas para a expressividade do setor são as vantagens tanto para o franqueado quanto para o franqueador. A estrutura de franquia, por exemplo, conta com marca pré-testada e aprovada no mercado, o que gera rápida expansão, rentabilidade com redução de custos, vantagem competitiva, entre outros.

A Maringá Franchising Business 2011 Paraná é uma realização do Maringá e Região Convention&Visitors Bureau (MRCVB), da Prefeitura de Maringá, do Instituto Tomodati e da Faculdade Cidade Verde (FCV), em parceria com o Sebrae/PR e organização da Tasa Eventos. A feira conta, ainda, com o apoio da ABF, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), da Confederação Nacional da Micro e Pequena Empresa e Empreendedores Individuais (Conampe), da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Micromar).

Mais informações no site www.mfbusiness.com.br.